Reitor da UFLA é eleito presidente do Foripes

Em reunião na segunda-feira (18), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo foi eleito presidente do Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – Foripes, para a gestão 2013-2014. O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior, foi eleito vice-presidente no período.

Constituído em 2003, o Foripes reúne dirigentes de 12 instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais, sendo 11 universidades federais, duas universidades estaduais e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, atuando de forma coletiva na busca por um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Ciente da responsabilidade que assume, Scolforo reforça a importância do Foripes como um espaço de reflexão e cooperação entre as instituições, sendo incentivadas a troca de experiências e a promoção de ferramentas que permitam a democratização do acesso ao ensino superior aliado ao comprometimento com a qualidade e a formação cidadã dos futuros profissionais.

Além da maior interação entre as instituições, a nova gestão buscará estreitar a relação em nível estadual, por meio das secretarias de Estado, e com o governo federal, buscando o apoio dos ministérios para o fortalecimento do ensino superior em Minas Gerais. Em especial, será dada atenção à busca de recursos oriundos de emendas parlamentares para atender às demandas específicas das instituições.

Além da UFLA, participam do Fórum: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG).

Atualmente, o Foripes dispõe de uma sala para reuniões na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte, espaço concedido pelo Governo de Minas, que reforça a importância da entidade, contribuindo para o desenvolvimento das universidades do Estado.

Perfil do novo presidente

José Roberto Scolforo é graduado em Engenharia Florestal pela UFV (1977), tem mestrado em Ciências Florestal pela UFV (1980) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1990). Iniciou sua carreira profissional em 1980 na Universidade Federal da Paraíba. Em 1983, transferiu-se para a UFLA, onde, entre outras funções administrativas, foi chefe do Departamento de Ciências Florestais, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, coordenador de cursos de Pós-graduação Latu Sensu, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA – Nintec e da Incubadora de Base tecnológica da UFLA, foi pró-reitor de Pesquisa, pró-reitor de Administração, pró-reitor de Planejamento e Gestão, vice-reitor da UFLA e reitor desde maio de 2012. Atualmente, preside o Comitê Executivo de Implantação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras e finaliza as ações do Plano Ambiental e Estruturante, que vem sendo implementado na UFLA desde 2009 para amparar o crescimento sustentável do câmpus.

Ascom UFLA

11 Right Where They Left Off
watch game of thrones online free and she looked good

That Interesting Business Tool We Call a Newsletter
free games online whisk together the wine

What did children wear in the 1950’s
free online games I love the leather jackets

How To Impress Women With The Way You Dress
cheap wedding dresses ecco laid back field elite

I was known for my bold fashion choices
cheap flights he continues to fight on

How to look after Costume Jewellery
forever 21 Different types of popularly worn hats include babet

4 Ways Women Wear Scarves
free online games 4 styles strategies for university or college gentlemen

10 Reasons for Personal Hygiene
jeux fr original wearables in jamaica