Reitores da UFRN e IFRN discutem política de atenção à saúde do servidor

Uma proposta para “descentralizar as ações do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS)”. Essa foi a tônica de reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira, 4, no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre os reitores da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha.

“É preciso desburocratizar para que possamos dar um melhor atendimento ao servidor”, realçou Angela Paiva. Para o reitor do IFRN, uma possibilidade mais imediata é o cadastramento de médicos do instituto para que eles passem a atender os casos que necessitam do resultado de uma junta médica.

“A partir desta experiência, o IFRN começaria um estudo para montar uma estrutura maior e mais abrangente”, afirmou Belchior Oliveira. Ao final da reunião, as equipes técnicas dos dois órgãos, comandadas pela pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, e pela coordenadora do SIASS no IFRN, Cíntia Gouveia, ficaram responsáveis por operacionalizar a sugestão dada pelo reitor do IFRN.

SIASS

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo.

A partir de dezembro de 2007 se estabeleceu o compromisso de construir e implantar, de forma compartilhada, uma Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), sustentada por um sistema de informação em saúde do servidor, uma sólida base legal, uma rede de unidades e serviços e a garantia de recursos financeiros específicos para a implementação de ações e projetos. Movimento que deu consequência à criação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Agecom UFRN