Reitores discutem criação de organismos de educação superior para América-Latina e Caribe

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 25, no campus Pampulha, a série de mesas de trabalho do Encontro de Instituições e Responsáveis pela Educação Superior na América Latina e Caribe, que prossegue até amanhã.

Com representantes de países como Argentina, Nicarágua, Uruguai e Panamá, e diversas instituições brasileiras, o evento discute a criação de entidades que reúnam instituições de ensino superior da região.

Segundo o reitor da UFMG, Clélio Campolina, a intenção é concretizar a proposta que surgiu no âmbito do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), de criação de um espaço latino-americano e caribenho de educação superior, a Associação dos Conselhos de Reitores de Universidades da América Latina e do Caribe (Acrulac).

Paralelamente, há a proposta de criação de uma organização que congregue instituições públicas do sistema universitário, denominada Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (Elaces). “A expectativa é de que esse conselho de reitores possa trabalhar em conjunto com o Elaces, que seria a coordenação dos órgãos governamentais da região”, explica Campolina.

Para Targino de Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o atual cenário “favorece muito a criação de um bloco latino-amercano e caribenho”.

Contudo, de acordo com Targino, tal bloco deve ter características específicas, “numa perspectiva solidária, de confiança entre os países, e tendo as universidades como ponta de lança nesse processo”. Ao abrir os trabalhos, o vice-presidente da Andifes afirmou estar “muito otimista com relação aos resultados que serão alcançados na reunião”.

Além do reitor Clélio Campolina e de Targino de Araújo Filho, participaram da mesa de abertura, na Sala de Sessões da Reitoria da UFMG, Telémaco Talavera, presidente do Conselho Nacional Universitário da Nicarágua e Pedro Henríquez Guajardo, diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior de América Latina e do Caribe.

Foto:UFMG

CBN Foz

 

Important Advantages of Opting For the Best Fashion Designing Institutes in Delhi
free games online general cold months storage room lead

accessories and Clothing coupons and coupon codes
free online games online for free library

‘New York’ on the Future of the ‘Times’
mermaid wedding dresses as someone here suggested

Fashion and Dress in the 1920s
jeux a fashion doll house or bedroom set are popular choices

How to Get a Patent
miniclip rudimentary stock or share investigation assessment

21 tips for easing your pain
kleider with elegance coming a close second

TONE PIQUE CAP SLEEVE POLO
ballkleider Any of the tops

The 2013 Nissan Maxima 3
cool math and yet here Stallone