Reitores do Recôncavo da Bahia e Jequitinhonha são renomeados

Consolidar as instituições e trabalhar pela excelência da educação superior foram os compromissos assumidos nesta terça-feira, 9, pelos reitores das universidades federais do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Abreu. Nacif e Abreu foram reconduzidos aos cargos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para mandatos de quatro anos.

De acordo com Haddad, as duas universidades são jovens, foram criadas em 2005, mas têm a responsabilidade de mudar o perfil social e econômico das regiões onde estão instaladas. Mesmo que as obras de infraestrutura ainda estejam em andamento, o ministro avalia que a qualidade dos professores e dos técnicos administrativos selecionados é que dá o tom na vida acadêmica. “O principal está resolvido e o acessório (infraestrutura) está bem encaminhado”, explica.

Ao apresentar os dados sobre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o reitor Paulo Nacif destacou a inclusão como um dos orgulhos da instituição. “Nosso quadro acadêmico na graduação”, disse, “é composto, majoritariamente, por estudantes das classes D e E.” Ele informou que, no conjunto dos alunos, 38% são pretos e 46,2% são pardos. “Graças às políticas afirmativas implantadas, somos uma das universidades federais mais negras do país”, afirmou.

Junto com a inclusão, Paulo Nacif reafirmou o compromisso com a excelência da educação superior praticada na UFRB e a responsabilidade de colaborar com o desenvolvimento regional. A universidade tem sede em Cruz das Almas, cidade com 58,5 mil habitantes, segundo o censo 2010 do IBGE, e está a 146 quilômetros de Salvador.

Situada numa das regiões mais carentes de Minas Gerais, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com sede em Diamantina, tem o desafio de trabalhar com os municípios do seu entorno para modificar essa realidade. Segundo o reitor Pedro Abreu, uma das missões da universidade é cooperar com o desenvolvimento local e quebrar o ciclo assistencialista reinante.

O reitor informou ao ministro Haddad que 40% das obras de infraestrutura estão prontas, mas que até o final de 2011 esse índice vai chegar a 60 a 70%. O objetivo é concluir as obras em 2012.

UFVJM – Criada em outubro de 2005, tendo por base a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, a UFVJM possui três campus, dois deles em Diamantina e um em Teófilo Otoni. A instituição tem 6 mil alunos, oferece 32 cursos presenciais de graduação, dos quais, nove são licenciaturas e sete engenharias; tem dez mestrados e um programa de doutorado. É filiada à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e mantém polos de apoio presencial nos municípios de Águas Formosas, Nanuque, Taiobeiras, Padre Paraíso, Minas Novas, Teófilo Otoni e Diamantina, onde oferece cursos de graduação a distância de licenciaturas em matemática, química e física e bacharelado em administração pública.

UFRB – A instituição foi criada em julho de 2005, a partir da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Tem sede em Cruz das Almas e campus em Santo Antonio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem 8 mil alunos em 29 cursos de graduação, sendo oito licenciaturas e três engenharias. Possui oito cursos de mestrado e um doutorado.