Semana marca internacionalização da Unifei-Itabira

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira recebeu profissionais vindos de Portugal, Estados Unidos e França, reunindo professores e pesquisadores de importantes instituições internacionais para uma semana de palestras e outras atividades.

O Programa de Capacitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem foi peça importante para essa internacionalização da universidade, promovendo, ao longo da semana, palestras, oficinas e workshop com professores das universidades do Minho (Portugal) e Delaware (Estados Unidos).

Para a docente Diana Mesquita, da Universidade do Minho, este intercâmbio é muito importante. “Assim como a Unifei, nós da Universidade do Minho também incentivamos nossos professores a desenvolver suas redes de contatos. Esta troca de conhecimento e experiências, e até mesmo cultural, é valiosa para nosso desenvolvimento profissional e das instituições”, comentou.

Também atua no programa o professor Mark Serva, da Universidade de Delaware. Ele, que esteve pela segunda vez em Itabira, destacou o que considera ser um diferencial na Unifei: “Muitas universidades desenvolvem a pesquisa com parâmetros bem estabelecidos, mas trabalham o ensino de forma mais relaxada. Este programa, e até mesmo a qualidade da infraestrutura da universidade, demonstram o compromisso da Unifei com a excelência do ensino.” Mark ainda enfatizou que em vários aspectos, as salas e laboratórios que teve oportunidade de visitar são superiores aos de sua universidade nos Estados Unidos.

Um acordo de cooperação técnica entre a Universidade de Toulouse (França), Unifei e Ufmg trouxe a Itabira o pesquisador Thierry Meynard. Além de reunir-se com docentes do campus participantes do programa e visitar laboratórios, o professor foi membro da banca de defesa do doutorado de João Lucas da Silva, docente da Unifei-Itabira e cujo projeto faz parte do acordo. A defesa teve ainda a participação da professora Ana Llor, do Chile (via videoconferência) e dos professores Porfírio Cortizo e Seleme Isaac Seleme, da UFMG, e Marcelo Heldwein, da UFSC.

A professora Bete Villela, coordenadora de Relações Internacionais do campus de Itabira, reafirma os esforços da universidade em promover esta internacionalização, lembrando que uma série de ações vem sendo desenvolvidas ao longo dos anos e envolvem desde o fortalecimento de outros idiomas com a comunidade acadêmica até parcerias com instituições internacionais.

O diretor do campus, prof. Dair José de Oliveira, ressalta que esta internacionalização é uma “via de mão dupla”. Para ele, o encantamento dos visitantes com a estrutura da universidade e o interesse no estabelecimento de parcerias é prova de que a Unifei também tem muito a oferecer a profissionais e universidades de todo o mundo. Ele conclui dizendo que a intenção é consolidar cada vez mais a internacionalização do campus: “Todos só temos a ganhar”.

Fonte: Ascom Unifei