Serra escolhe o 2º mais votado na USP

Da lista tríplice para reitor da universidade, governador preferiu o diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas

Novo reitor é tido como bom administrador; é a 1ª vez desde 1981 que o primeiro colocado na eleição não é indicado pelo governador

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), escolheu ontem o diretor da Faculdade de Direito, João Grandino Rodas, 64, para a reitoria da USP. Rodas ficou em segundo lugar na eleição da universidade, realizada anteontem.

É a primeira vez desde 1981 que o primeiro colocado na eleição não é o escolhido. O então governador Paulo Maluf optou por Antônio Hélio Vieira, o quarto entre seis nomes.

Pesou para a escolha a reputação de Grandino como bom administrador. Presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no governo Fernando Henrique Cardoso, ganhou projeção na universidade ao conter em um dia a invasão do prédio da Faculdade de Direito, em 2007.

Alunos, funcionários e integrantes de movimentos populares ocuparam o prédio. A pedido de Grandino, a PM retirou os invasores sem que houvesse feridos. Meses antes, a reitoria da USP, sob o comando da reitora, Suely Vilela, havia ficado 50 dias ocupada. A invasão só acabou quando os manifestantes decidiram sair.

Antes da decisão de ontem, Serra disse a interlocutores que a escolha do novo reitor seria crucial. Sob o comando de Suely, a universidade foi fonte de problemas, como a ocupação da reitoria em 2007 e o confronto entre policiais e alunos no campus em junho deste ano.

O mais votado para reitor foi o diretor do Instituto de Física de São Carlos, Glaucius Oliva. Cientista respeitado, ele recebeu o apoio extraoficial da reitora, pela qual Serra não tem simpatia desde a invasão da reitoria. Os dois lados trocaram críticas em público pela forma de condução da negociação.

Nos bastidores, Grandino fez sua campanha como oposição a Vilela. Recebeu o apoio de diretores de escolas tradicionais, como Medicina, e de três ex-reitores (Guerra Vieira, Flávio Fava e Adolpho Melfi).

Grandino é bem relacionado com o primeiro escalão do governo tucano -já trabalhou com Aloysio Nunes Ferreira, chefe da Casa Civil.
Serra consultou aliados antes da escolha. Atenuou o desgaste de não ter escolhido o primeiro da lista tríplice o fato de o segundo turno ter chegado ao terceiro escrutínio -nenhum nome teve maioria nas votações.

Votaram 274 eleitores (os professores titulares dominam o colégio eleitoral). Oliva teve 161 votos, e Rodas, 104. Oito candidatos estavam na disputa.

A escolha deverá ser publicada no "Diário Oficial" de hoje. Até a noite de ontem, Grandino afirmou que não havia sido informado da decisão.

Propostas
Grandino disse à Folha em julho que uma das suas principais propostas era buscar recursos adicionais ao orçamento repassado pelo governo, em negociações com o BNDES ou Banco Mundial.

Ele considera necessária a recuperação da estrutura física da universidade. Defende que a universidade precisa ter cada vez mais autonomia e que buscaria meios legais para isso.

Eleito tem 4 diplomas de graduação

O reitor eleito da USP tem quatro diplomas de graduação. João Grandino Rodas é formado em música (Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus), letras (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas), educação (USP) e direito (USP).

Das quatro carreiras, seu currículo mais extenso é o do direito. Deu aulas nos EUA e na Europa, foi juiz federal e do Trabalho, chefiou a consultoria jurídica do Ministério das Relações Exteriores e integrou a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça. Hoje faz parte do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Seu cargo de maior visibilidade foi a presidência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão ligado ao Ministério da Justiça e que julga casos relativos à concorrência de mercado.

Grandino atualmente dirige a histórica Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, centro de São Paulo. Ele começou a dar aulas na faculdade em 1971. Sua área é o direito internacional.

Aos 64 anos, João Grandino Rodas diz que raramente vê TV. Por outro lado, declara-se apaixonado por música -principalmente a clássica- e literatura. Neste momento relê "Dom Quixote", de Cervantes, na versão original em espanhol.

O reitor eleito da USP não tem time de futebol. Para se exercitar, faz caminhadas e costuma trocar o elevador pela escada.

Catia Seabra, Fábio Takahashi e Ricardo Westin – Folha de São Paulo, 13/11