Simpósio de Neurociências reúne pesquisadores do País na UFCA

Memória, Alzheimer, Hanseníase, Estudo do Sono são alguns dos assuntos que serão discutidos por pesquisadores do país durante o I Simpósio Caririense das Neurociências, uma realização da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Entre os dias 11 e 14 de junho, são esperadas 300 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes de áreas afins, em programação formada por 16 palestras que ocorrerão no campus de Barbalha.

De acordo com a Liga de Neurociências do Cariri (Linecc), o simpósio busca apresentar os estudos recentes da área, por meio de pesquisadores da região e do país, assim como incentivar a realização de pesquisas e projetos de extensão da universidade neste setor. As atividades terão início na noite desta quinta-feira, a partir das 18 horas, com solenidade de abertura no auditório da FAMED.
Na sexta-feira, 12, o tema “Estado da arte das neurociências” será apresentado a partir das 8 horas pela palestrante Ângela Maria Pinheiro, fundadora do mestrado de neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. A palestra seguinte, às 10 horas, abordará questões da memória, sob condução do professor neurofisiologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tadeu Mello e Souza.

No período da tarde, os palestrantes representantes da Região do Cariri explanarão sobre “Química das Emoções” e “Neurofarmacologia”. Os conferencistas são a professora da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Sheyla Xenofonte de Almeida, e o professor da Universidade Federal do Cariri, Iri Sandro Pampolha Lima.

Das 18 às 22 horas, ocorrerão outras duas palestras. A primeira tratará acerca de “Interface cérebro, máquina e neuromodulação”, sob coordenação da pesquisadora do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-RN, Mariana Ferreira. Em seguida, o tema a ser debatido será “Plasticidade”, pelo doutor em neurologia e neurociências da Universidade Federal de São Paulo, Giovany Michely Pinto da Cruz.
No terceiro dia do I Simpósio Caririense de Neurociências, volta à programação o palestrante Tadeu Mello e Souza, com “Estudo da Consciência pelas Neurociências”. Às 10 horas, a Doença de Parkinson será analisada pelo convidado Jean-Christophe Houzel, PhD em Neurociências pela Université Paris e pós-doc no Max-Planck Institut für Hirnforschung.

A partir das 13h30min, o neurocirurgião Cícero Juazeiro Job abordará sobre o “Estudo do Sono”, no auditório da Faculdade de Medicina. Em seguida, haverá outra palestra: “Neurodegeneração: aprendizado, memória espacial e aspectos neuroquímicos”, com exposição da pesquisadora Ângela Maria Ribeiro.
Para finalizar as atividades de sábado, será realizada mesa redonda a partir das 18 horas, intitulada “Estudo da Mente: Ciência x Filosofia”, com a participação do doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Cícero Antonio Cavalcante.

No domingo, último dia do simpósio, doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Hanseníase serão discutidas no período da manhã, respectivamente, pelo neurologista Henrique Brito Alencar e pelo professor da Universidade Federal do Cariri, Marcos Cunha. Pela tarde, a partir das 13h30min, a esclerose lateral amiotrófica será o assunto em debate, a ser coordenado pelo palestrante Francisco Gondim, livre docente em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
À noite, encerram as atividades as palestras sobre “Doença de Alzheimer: redes neurais e metabolismo”, ministradas por Jean-Chrisophe Houzel, e “Neurofarmacologia (drogas de abuso), por Iri Sandro Pampolha Lima”.

Os interessados em participar do Simpósio Caririense de Neurociências devem inscrever-se pelo site do evento ou no campus de Barbalha. A comissão organizadora informa ainda que os certificados de 40 horas serão entregues mediante a participação de, pelo menos, 60% dos encontros.

Coordenadoria de Jornalismo Institucional
comunicacao@ufca.edu.br