Sisu: matrículas de selecionados começam nesta quinta-feira

BRASÍLIA – Começam nesta quinta-feira as matrículas dos estudantes selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Elas devem ser feitas diretamente nas instituições federais. As matrículas serão realizadas nas próximas quinta, sexta e segunda-feira. As vagas que não forem preenchidas serão objeto de segunda chamada no Sisu.

Das 83.125 vagas oferecidas, 176 não atraíram nenhum inscrito. Todas elas são de programas de cotas. Três delas foram oferecidas no Rio, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): duas no curso de licenciatura ou bacharelado em química e uma de licenciatura em ciências agrícolas – nos dois casos, a reserva de vagas era para professores em exercício na rede pública de educação básica. Caberá às instituições definir critérios de preenchimento das vagas.

As inscrições no Sisu foram marcadas por muita confusão. Os sistemas informatizados do Ministério da Educação (MEC) não suportaram a demanda, e os alunos tiveram dificuldade para entrar na página do ministério e acessar suas fichas de inscrição. O MEC estendeu o prazo e considerou o problema resolvido.

O ministério divulgou que, até as 19h, 980.218 mil candidatos já estavam inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo terminaria nesta quarta-feira à meia-noite. O ProUni concederá 123.170 bolsas integrais e parciais em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior, para estudantes de baixa renda. A primeira chamada de pré-selecionados será na sexta-feira.