Sisu: preenchidas menos de 1/3 das vagas

Governo diz que percentual de interessados subirá na segunda chamada

BRASÍLIA. Universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminaram a primeira rodada de matrículas, nesta semana, sem preencher sequer um terço das vagas. O Sisu prevê mais duas chamadas, além de lista de espera, para evitar que sobrem vagas. O Ministério da Educação (MEC) informa que só divulgará balanço no fim da terceira rodada. Ontem, comentava-se no ministério que menos da metade (47%) dos candidatos aprovados em todo o país efetivaram a matrícula na primeira rodada.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, só 30% dos estudantes aprovados no Sisu matricularam-se na primeira chamada. Das 1.639 vagas disponíveis, 503 foram preenchidas. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, matricularam-se apenas 32%. Os baixos percentuais de matrículas na primeira rodada preocupam reitores. O assunto foi discutido esta semana em reunião da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O MEC minimiza a situação, apostando que os percentuais subirão na segunda e terceira chamadas. O raciocínio é que, na primeira fase, é grande o número de candidatos com alto desempenho. Muitos deles passam também em outros vestibulares e acabam deixando o Sisu de lado. Ontem, o MEC divulgou a lista de aprovados para matrícula na segunda chamada, nas próximas terça e quarta-feiras. O Sisu adota como critério de seleção os resultados do Enem 2010. Os 83 institutos tecnológicos e universidades federais e estaduais que aderiram oferecem 83.125 vagas, das quais permanecem em aberto aproximadamente 44 mil.

A Universidade Federal de Mato Grosso, a segunda do país com maior número de inscrições, ocupou somente 38% das vagas na primeira rodada. Mesmo para Medicina, apenas 61 dos 80 candidatos aprovados fizeram a matrícula. O secretário de Tecnologia da Informação da UFMT, Alexandre dos Anjos, não teme sobra de vagas:

– Isso é natural, porque o sistema é projetado para acontecer em três chamadas.

Ele lembrou que candidatos podiam escolher um curso em primeira opção e outro em segunda. Assim, quem passou na segunda opção pode ter deixado de fazer a matrícula, torcendo para conseguir ingresso na primeira, na próxima chamada. Na Universidade Federal do Ceará não foram preenchidas 2.131 das 5.724 vagas oferecidas. O percentual ficou em 63%.

– Está mais ou menos dentro do previsto. O MEC tinha passado uma estatística, baseada em edições anteriores, de que em média 65% das vagas são ocupadas na primeira chamada. A gente chegou perto disso – disse o coordenador de Planejamento da UFC, Miguel Franklin.

O MEC nega ter enviado a estatística. No Rio, a UFRJ preencheu 2.794 (56,6%) das vagas, permanecendo em aberto 2.135. Na Unirio, matricularam-se 47% dos aprovados, restando ainda 634 vagas. O coordenador acadêmico do vestibular da UFRJ, Luiz Otávio Langlois, disse que todas as vagas serão preenchidas:

– O processo ainda está no meio. Essas vagas serão ocupadas de alguma maneira.