UFABC – ConsEPE aprova realização de Quadrimestre Suplementar

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (13), a resolução que prevê a oferta excepcional de disciplinas remotas durante o próximo período letivo, chamado Quadrimestre Suplementar (QS). A deliberação se configura como uma resposta institucional à impossibilidade de oferta de componentes curriculares presenciais de graduação e de pós-graduação em razão da pandemia do novo Coronavírus.

As discussões que culminaram com a aprovação do documento começaram no dia 8 de junho, quando o ConsEPE iniciou os primeiros debates a respeito das possibilidades de atividades acadêmicas para os próximos meses, considerando a necessária manutenção do distanciamento social.

A continuidade das discussões ocorreu em 15 de junho, quando foi apresentado o relatório parcial de avaliação dos ECE, ocasião em que entrou em pauta a Minuta de Resolução que estabelece a autorização para a oferta excepcional de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas remotas durante o(s) chamado(s) Quadrimestre(s) Suplementar(es). O Conselho permaneceu debatendo e aprimorando a proposta durante as sessões realizadas nos dias 30 de junho, 7, 10 e 13 de julho.

Ao longo das reuniões, tendo em vista o caráter excepcional do quadrimestre suplementar, bem como os desafios que já se apresentavam durante a experiência dos ECE, foram abordadas pelas(os) conselheiras(os) questões cruciais ao planejamento de um período letivo não presencial, tais como desigualdades e possibilidades de acesso a atividades mediadas por tecnologias educacionais; formação docente e discente para a interação pedagógica em estudos remotos; perfis dos ambientes virtuais de aprendizagem; políticas de acessibilidade e inclusão; critérios de oferta, matrícula, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares.

A resolução ConsEPE Nº 240/2020 regulamentando o Quadrimestre Suplementar foi publicada no Boletim de Serviço da UFABC. Nela, é destacada a forma de adesão por docentes e discentes ao novo período letivo, bem como as áreas responsáveis pela capacitação, acompanhamento e avaliação das demandas apresentadas durante o planejamento e desenvolvimento do Quadrimestre Suplementar, cujo início está previsto para o dia 21 de setembro. Consulte a resolução para saber mais detalhes do Quadrimestre Suplementar.