UFABC fecha acordos de dupla-titulação com Universidades Europeias

A mobilidade de estudantes é um critério importante na avaliação das Instituições de Ensino Superior em rankings universitários. Visando intensificar o intercâmbio de estudantes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) estão incentivando a política de cotutela, ou double-degree PhD.

O pró-reitor de pós-graduação, Gustavo Dalpian, lembra que “estes esforços estão alinhados com a melhoria na avaliação dos cursos, pois a CAPES enxerga na internacionalização uma oportunidade para o aprimoramento na formação de mestres e doutores”.

Nesta modalidade de doutorado, o aluno recebe dois diplomas, um da UFABC e outro da Universidade no exterior. Durante o ano de 2015, a ProPG e a ARI encaminharam dois acordos nesta modalidade. O primeiro acordo foi entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (CHS) e a Universidade de Paris VIII, na França. Este acordo foi motivado pelo o interesse de uma pós-graduanda brasileira, que realiza doutoramento em Paris, em cursar disciplinas de CHS na UFABC. Um segundo acordo foi fechado entre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência e a Universidade de Nápoles, Federico II.

Carlos Alberto Kamienski, Assessor de Relações Internacionais, reforça que firmar este primeiro acordo “foi importante para determinar o fluxo e as etapas necessárias em todo o processo, de maneira que o fechamento de novos tratados será facilitado”.

Por outro lado, o intercâmbio de alunos parece beneficiar não apenas os Programas de Pós-Graduação, mas também pesquisadores. Segundo Marcela Ramos, pró-reitora de pesquisa, “este tipo de acordo pode facilitar a aproximação de grupos de pesquisa da UFABC com os sediados em instituições reconhecidas internacionalmente”.

Outro acordo de cotutela está sendo finalizado entre o Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição e o Departamento de Física da Universidade de Humboldt em Berlim, Alemanha. Este acordo prevê a possibilidade de que o diplomado seja, ao mesmo tempo, doutor em Neurociência e Cognição pela UFABC e em Física pela Humboldt, o que “tornará nosso diploma mais atraente para futuros alunos”, pontua o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, Raphael Y. Camargo.

A iniciativa está atraindo a atenção não apenas candidatos brasileiros. De fato, alunos alemães já estão frequentando os laboratórios de Neurociência em São Bernardo do Campo. Estes alunos, doutorandos em Física da Humboldt, mostraram interesse em obter também o doutorado em Neurociência e Cognição pela UFABC. “Acreditamos que a titulação destes alunos ajudará a divulgar o nome da UFABC no concorrido meio acadêmico europeu”, completa o pró-reitor adjunto de pós-graduação, Alexandre Kihara.

A ProPG e ARI informam que estão incentivando coordenadores, orientadores e alunos a apresentar propostas com vistas a novos acordos de dupla-titulação.

Alessandra de Castilho – Universidade Federal do ABC