UFAC – Edufac lança 2ª edição de livro de Pedro Martinello

O lançamento da segunda edição do livro “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial” (366 págs.), de Pedro Martinello, sob o selo da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), ocorreu nesta terça-feira, 19. O evento ocorreu no Centro de Convenções, no auditório de mesmo nome do autor. O exemplar está disponível apenas na livraria Paim e será vendido no valor de R$ 59,90.

O livro é resultado da tese de doutorado de Martinello, que ingressou como professor da Ufac em 1973 e faleceu em 2003. A tese foi defendida pela Universidade de São Paulo em 1985. A obra aborda a importância do Acre no cenário da 2ª Guerra Mundial, período em que a borracha exportada foi utilizada pelos países aliados, que confrontavam a Alemanha nazista. Além disso, relata a história dos “soldados da borracha”, que vieram do Nordeste para trabalhar como seringueiros na Amazônia.
A pesquisa durou três anos. Ivanilda Martinello, viúva do autor, conta que o primeiro ano foi dedicado à coleta de material, além de idas frequentes aos seringais, e que os outros dois anos foram dedicados a elaboração e defesa da tese.

Uma primeira edição do livro foi publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na série chamada “Cadernos da Ufac”. Em 2004, o livro teve sua primeira edição pela Edufac, um ano após a abertura da editora. Em 2008 esgotaram-se todos os exemplares. Atualmente saiu a segunda edição feita pela Edufac. Ao todo, o livro teve, então, três edições.

De acordo com o diretor da Edufac, José Ivan da Silva Gomes, a demanda do livro foi grande. “A obra é bem conhecida e já contava com duas edições”, lembrou. “Hoje a Edufac possui recursos e, através de uma parceria com a livraria Paim, vai fazer mais uma edição, com mil exemplares de saída.”

Pedro Martinello nasceu em Criciúma (SC). Foi professor do curso de História da Ufac e o primeiro doutor a lecionar na universidade. Veio ao Acre como padre, mas deixou a ordenação. Casou-se com Ivanilda e tiveram dois filhos. Suas marcas registradas eram seu chapéu e cachimbo, à moda de Pablo Neruda.

Também estavam presentes na mesa de honra a reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino; a professora aposentada e ex-reitora da Ufac, Olinda Batista Assmar; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista.

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 8º período de Comunicação Social/Jornalismo)