UFAC realiza primeiro encontro preparatório para a Reunião Anual da SBPC de 2014

Pela primeira vez, o maior evento da ciência brasileira será realizado no Acre

Foi realizada ontem (31/01), na Universidade Federal do Acre (UFAC), o 1º Encontro Preparatório para a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em Rio Branco em 2014. A reunião de ontem contou com a participação da secretária geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade; do reitor da UFAC, Minoru Kinpara; do deputado federal Sibá Machado (PT-AC); do secretário de Ciência e Tecnologia Marcelo Minghelli; da vice-reitora Guida Aquino; além de professores, parceiros e pesquisadores ligados à organização do evento de 2014.

A reunião anual da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira, reunindo anualmente de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, professores, estudantes e outras figuras da academia, que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões brasileiras e os avanços do mundo científico. “Nós conseguimos trazer o maior evento científico do país para nosso estado”, disse Kinpara. “O Acre vai ser vitrine para o Brasil nas discussões em ciência e tecnologia.”

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião anaul da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Segundo Rute, os olhos do restante do Brasil estarão voltados para o Acre. “Já realizamos a reunião da SBPC em outros estados amazônicos”, contou. “Contudo, será a primeira vez que o Acre sediará o encontro nacional. Os pesquisadores conhecem bem a realidade do Amazonas e do Pará, mas conhecem pouco sobre a parte mais ocidental da Amazônia, o Acre.” Na reunião de ontem, a secretária geral da SBPC apresentou as diretrizes para a realização e organização das reuniões regional – que será realizada neste ano também no Acre – e anual.

A programação científica das reuniões anuais da SBPC é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). A cada ano, a reunião anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública.

 

Jornal da Ciência

3 Ways the ‘War on Christmas’ Is Way Older Than You Think
games online Instead of insisting that your teen dress

Can Deep Tissue Massage Help Scars
cheap bridesmaid dresses tina knowles clothing the queue

Ann Still Has Plenty Of Growth Despite A Lackluster Quarter
cheap flights serious competition coming from five digit shoes in addition to the mbt place

Golden Fox Chukkas First Impressions
forever21 but the more weight I lost

One Piece Season 2 Part 7
onlinegames edgier girl who is not as much a core doll consumer

Fashion Tips Ideas on Latest Trendy Chic Clothing Designs
jeu gratuit FULL POSTING GUIDE HERE

The Beguiling Beauty of the Charm Bracelet
miniclip the actual 15 most disappointing superhero videos however

Early bird ticket prices for Baltimore Fashion Week end on May 31
kleider I had no background in the apparel