UFAL – Ação de extensão ajuda projeto com atletas em situação carente

Unir disciplinas teóricas à prática tem-se mostrado algo de grande relevância para o aprendizado dos discentes. Pensando nisso, uma ação de extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está sendo realizada pelos alunos da disciplina de Elaboração de Projetos, ministrada pela professora Cláudia Milito, para ajudar uma associação esportiva.

Devido às dificuldades econômicas, o Projeto Brutus, associação da Barra Nova que visa beneficiar atletas em situações mais carentes, conta com os alunos de Administração para montar um projeto que pode auxiliar a obter isenção fiscal nas competições de Luta Olímpica. A proposta está submetida ao edital Cooperação para o desenvolvimento, do Instituto Sicoob. De acordo com a professora Cláudia, tirar um projeto da cabeça e passar para o papel, lidando com as partes mais formais e técnicas, é a função dos alunos do curso.

A relação entre as ações de extensão e as demandas da sociedade fica sob a responsabilidade do professor Carlos Everaldo, coordenador de Extensão da Feac, que foi a ponte entre a disciplina da professora Cláudia e o Projeto Brutus.

Sobre o Projeto Brutus

Com cerca de 220 participantes, incluindo crianças, jovens e adultos, o projeto Brutus lida com atletas carentes que participam de competições de diversos níveis, desde o estadual até o internacional. Sob a responsabilidade do professor Eder Paiva, a associação vai enviar somente dois alunos, devido às dificuldades financeiras, para um torneio internacional de Luta Olímpica. O aluno Claudomír Júnior, de 12 anos, vai para a Hungria participar do Mundial Escolar. E no Panamericano, em Guatemala, o representante do Brutus será Wanderson Lima, de 17 anos.

Os últimos anos presenciaram um grande aumento da produção historiográfica piauiense, fenômeno que, em parte, se deve ao avanço da pesquisa no âmbito da Universidade Federal do Piauí, tendo como referencia o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e o recém-criado Programa de Pós-Graduação em Economia Regional. A formação social do Brasil, neste contexto, tem reafirmado sua relevância como tema obrigatório no processo de ensino e na compreensão de um país que insiste em relevar-se em continua gênese e de complexas aprendizagens.