Ufal e Fundação Palmares fecham parceria em projeto de Preservação Cultural

Projeto prevê criação de roteiro turístico e fomento artístico-cultural em União dos Palmares

A primeira   reunião entre representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Fundação Cultural Palmares vai resultar em parceria para implantação de projeto que visa à preservação cultural em União dos Palmares. O encontro aconteceu esta semana, com a reitora em exercício, Rachel Rocha.

A iniciativa trazida pela Fundação Palmares prevê a criação de um projeto de articulação e melhor aproveitamento do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP), bem como toda a região da Serra da Barriga e da comunidade quilombola de Muquém.  A intenção é envolver a cidade de União dos Palmares e seus habitantes com capacitações e ações educativas ambientais e patrimoniais, de fomento cultural e incentivo turístico para maior valorização da localidade que é um marco na história do Brasil.

Na reunião, foram definidas as primeiras diretrizes do projeto que deverá ser elaborado pela Fundação e a Universidade, depois de firmado termo de parceria, cuja iniciativa será de relevância para o Estado de Alagoas. Participaram das discussões o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, o representante nacional da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro e a representante da Fundação no Nordeste, Maria José da Silva.

Para Alexandre Reis, essa iniciativa deveria ter acontecido há muito tempo. “Já passou da hora de a Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares deixar de ser lembrado apenas nas comemorações do Dia da Consciência Negra. E mais: é necessário que toda essa região tenha e estrutura necessária para desenvolver todo seu potencial turístico”, afirmou.

Complementando a fala do colega de Fundação, Maria José da Silva fez questão de ressaltar também o papel social que este projeto terá na valorização e nas oportunidades para os jovens da região. “Quando você vai até o Muquém [comunidade quilombola], ou mesmo na cidade, em União dos Palmares, os jovens não têm muita perspectiva para o futuro. A ampliação do Parque Memorial, a criação de um roteiro turístico e de lugares para apreciação das tradições artísticas, culturais, gastronômicas deles mesmos, com a devida capacitação, que o próprio projeto prevê é fundamental para eles”, destacou.

O próximo passo será a formação de uma equipe multidisciplinar formada por professores da Ufal e profissionais da Fundação para a elaboração do plano de trabalho, o que deverá ser definido na próxima reunião, agendada para a segunda quinzena de março. O projeto terá financiamento do Ministério da Cultura (Minc), com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), e deve ser implantado ainda em 2014.

Rachel Rocha fez questão de tranquilizar os representantes da Fundação e ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Nós temos muitos professores que já trabalham com a temática e que podem realmente contribuir para elaboração do projeto, com oficinas, consultorias e pesquisas. Na verdade este é um projeto que permite desdobramentos diversos e nós ficamos muito felizes de participar. É nossa obrigação na verdade”, concluiu.

A Fundação Cultural Palmares

Fundada em agosto de 1988, pelo então presidente da república José Sarney, é a primeira instituição pública federal voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira. Vinculada ao Ministério da Cultura (Minc), trabalha por uma política cultural igualitária e inclusiva que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

 

Ascom Ufal 

 

 

How to Keep Your Hat on With Bobby Pins
watch game of thrones online free If the head to hip measurement is longer

How much to pay for br chinos khakis
free games online the cold season taste thermals with regard to young adult the ladies

R star to appear in fashion and beauty campaigns
free online games but still left me going

China Xiniya Fashion Store Visits Reveal Efficient Business Model And Long
cheapest flights and feeling physically safe and protected

How to Write an Introduction Speech for Public Speaking
forever21 Now the question is

Jeffrey Fashion Cares Turns Twenty
miniclip If you want to avoid the harmful rays of the sun

Authority Formula Review And Bonus Offer
ballkleider Because of the balance required to maneuver over uneven

The Best Wrinkle Firming Creams
games Fashion meets Function Once Again