Ufal e Secretaria de Segurança Pública do Estado renovam parceria

Dentre propostas de protocolo está a oferta de mestrado para profissionais da área

Coronel Vinicius Gomes e Emerson Moura disse que estudantes de Educação Física da Ufal serão chamados para práticas de atividades desportivas com os agentes da agentes da Segurança Pública

Depois de dois anos de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado, representantes das duas instituições se reuniram para firmar a renovação de convênio por meio de um protocolo de intenções. A reunião aconteceu na segunda-feira (28) no gabinete do reitor Eurico Lôbo e contou com a participação do secretário Executivo de Políticas Públicas, coronel Vinícius Gomes e do chefe de Qualidade de Vida e Segurança, Emerson Moura.

O coronel elencou como principais tópicos dessa parceria, a atuação conjunta das instituições na articulação de projetos de pesquisas, promoção de eventos e cursos de capacitação de servidores, além da criação de uma pós-graduação voltada para os profissionais da área de segurança pública.

“Trata-se de um acordo bem amplo, chamado popularmente de guarda-chuva, onde se pactua a intenção de ambos os lados. Possibilita, a partir daí, montar todos os convênios para algumas demandas específicas. Algumas já vêm acontecendo, por exemplo, a gente já desenvolveu um projeto de qualidade de vida do servidor, por meio de uma pesquisa grande, contando com professores da Universidade Federal e servidores da segurança pública”, lembrou o coronel.

O secretário ainda destacou que tem a intenção de tornar uma prática comum o compartilhamento de instalações e recursos humanos entre as duas instituições. Ele afirmou que a secretaria tem interesse em se utilizar das instalações esportivas da Universidade, como também de servir de campo de estágios para os estudantes. “Estamos vindo para possibilitar novos convênios, um deles é montar um mestrado, uma pós-graduação na área de segurança pública, para que os nossos cursos Superior de Polícia e de Aperfeiçoamento de Oficiais, possam ser desenvolvidos aqui”, planeja o secretário.

Parceria já apresenta primeiros resultados

Em 2013, a Ufal foi convidada para realizar uma pesquisa de avaliação da qualidade de vida, segurança no trabalho e a saúde dos servidores da Segurança Pública. No último mês de maio, após mais de um ano de entrevistas e visitas técnicas realizadas por uma equipe multidisciplinar de professores, ela foi finalizada e entregue à gestão da secretaria. Integrantes do grupo de pesquisa, os professores Ricardo Silva, Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos estiveram na reunião e comentaram parte dos dados que foram entregues num relatório de 500 páginas.

“É um produto da secretaria. A Universidade foi contratada e, por meio da Fundepes [Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa], executar essa pesquisa. Entregamos em forma de relatório, com 500 exemplares e, desde então, a Secretaria está aguardando para fazer a divulgação”, relatou o coordenador da pesquisa, Ricardo Silva.

Nela, os pesquisadores avaliaram o cotidiano em mais de 80 espaços, entre batalhões e delegacias, e investigaram desde aspectos físicos, como medições de temperatura, qualidade do ar e iluminação até os relacionamentos interpessoais dos agentes. “Nós valorizamos muito a dimensão qualitativa, no sentido de aprender essa dimensão subjetiva: como os operadores se sentem no exercício de sua profissão, as situações de risco, estresse, os níveis de satisfação, realização e frustração. Nós tivemos acesso a um material riquíssimo e fizemos um diagnóstico da qualidade de vida desses profissionais”, disse Ruth Vasconcelos.

Conforme os professores, o relatório tem a capacidade de levantar propostas de melhoria para a qualidade de vida dos agentes. “A compreensão de toda a equipe é que pensar na segurança pública do Estado de Alagoas e como melhorá-la pressupõe pensar nesses sujeitos; em que estratégias utilizar, para que esses profissionais tenham o apoio para o bom desenvolvimento no seu trabalho”, frisou Ruth.

Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas