Ufal implanta projeto para melhorar mobilidade no campus

A Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, vai implantar projeto para melhorar a mobilidade no Campus A.C. Simões. Os ônibus de linha não mais entrarão na Ufal, a partir de 10 de fevereiro, mas haverá um sistema de integração gratuito, funcionando 24 horas para atender estudantes, servidores e a população em geral que precise entrar na instituição.

De acordo com a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Calado, esse projeto vem sendo discutido com a Prefeitura há alguns anos, mas, agora, vai ser implantado de fato. “Nossa intenção é oferecer maior comodidade para quem precisa circular no campus. Passaremos a ter transportes gratuito dentro do campus, saindo da entrada principal ou da parte de trás do campus, passando por todos os blocos administrativos e de salas de aula”, detalhou.

A mudança interna vai ser possível com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que vai garantir os ônibus integração. “Na lateral da entrada principal do campus a cerca será recuada [na frente do Fórum Universitário], para a SMTT construir a estrutura de parada. Lá, os ônibus que antes entravam no campus seguem viagem e as pessoas que vão para a Ufal pegam o transporte integração, que vai deixá-las nos blocos respectivos”, explicou.

Circula Campus

O projeto denominado Circula Campus começa a funcionar no próximo dia 10 de fevereiro, mas, antes disso, a Ufal vai manter o diálogo com a comunidade para esclarecer dúvidas e deixar claro que a intenção é melhorar a circulação interna. “Precisamos preparar uma boa estrutura para os alunos que vão morar na nova Residência Universitária Alagoana (RUA) e para as demais pessoas da comunidade acadêmica que vão usar os serviços do novo Restaurante Universitário, que fica próximo à Sinfra, afastado da área mais antiga do campus”, justificou Nélia.

Elaborado para ser implantado em várias etapas, o Circula Campus também prevê, a médio e logo prazos, melhoria das existentes e construção de novas calçadas e ciclovias, além de instalação de bicicletários. “Estamos expandindo nossas áreas de atividades e precisamos de um campus com boa mobilidade urbana e um ambiente mais agradável”, disse a superintendente.

A Ufal também vai construir nova guarita na lateral do campus, idêntica à da entrada, próxima da nova RUA. O terminal de ônibus, que fica dentro do campus e abriga as linhas 604 – Ufal / Ipioca e 711 – Ufal / Ponta Verde / Via Shopping, também vai ser deslocado para mais perto da comunidade do entorno.

Quem vem para a Universidade e usa essas duas linhas seguirá o trajeto pela rua lateral, seguindo o Hospital Universitário. Para entrar no campus, poderá descer no ponto que será instalado próximo ao Arboretum, local onde será construída a guarita. De lá, pegará o integração para as demais áreas do campus. Os ônibus, então, irão seguir viagem até o terminal da Vila Olímpica que será construído pela SMTT.

O que cabe à Prefeitura

A Prefeitura de Maceió se comprometeu a construir um terminal para as linhas Ufal / Ipioca e Ufal / Ponta Verde, ao lado da Vila Olímpica, no terreno já doado pela Ufal. Nélia explica que, com essa medida, os moradores dos conjuntos residenciais do entorno do campus serão beneficiados porque não precisarão mais se deslocar dos conjuntos até a Universidade para pegar o transporte.

A Prefeitura também se comprometeu a pavimentar a rua lateral do campus, no lado do Hospital Universitário, já que a mesma será corredor de transporte. A obra vai entrar no cronograma, mas ainda não se sabe quando será iniciada.

 

Ascom Ufal

Are Hollister Skinny Jeans a good buy
watch game of thrones online free shaking his head at me

Print Lair of the Beasts
cheap prom dresses Bake 1 hour at 350 degrees

5 short dress styles for the Spring and Summer
forever 21 tips to be designer

military families at the Cinderella
onlinegames Equality does work both ways

Fashion Student Lauren Spierer Missing in Indiana
jeux fr Cherokee Indian Clothing Examples

Bratz Glide at the Ice This Winter
games but not the first choice for readability

Hemlines Soar in New York
ballkleider Timberland Men’s Earthkeepers Stormbuck Oxford38

Top Selling Christmas Gifts For Women
cool math cut the head off and remove the stuffing