Ufam assina cooperação técnico-científica com universidade portuguesa

Em Portugal, cumprindo agenda institucional, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga assinou, na tarde desta quinta-feira, 04, o Protocolo de Cooperação Técnica firmado junto à Universidade da Beira Interior. A assinatura aconteceu em solenidade realizada na sede da UBI, localizada na cidade de Covilhã, região central do país. O reitor da UBI, professor Antônio Fidalgo recebeu a comitiva brasileira integrada pelo reitor da Federal do Amazonas e também pela professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Artemis de Araújo Soares e pelo médico Jorge Aguiar Massulo. A articulação para a assinatura do documento foi viabilizada pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII).

“A Ufam está ampliando a parceria com as universidades portuguesas e neste momento, com a UBI. Para nós, esse é um motivo de grande satisfação e alegria, uma vez que podemos oportunizar intercâmbios técnico-científicos aos nossos estudantes e professores. O quadro acadêmico da UBI também se beneficiará com a parceria. É um conjunto de oportunidades para as duas instituições”, salientou o reitor da Ufam.

Na minuta do plano de trabalho estão descritas como atividades previstas neste acordo de cooperação, a oferta de oportunidades de formação de novos pesquisadores/professores, bem como discentes e técnico-administrativos, inclusive por meio de mobilidade in/out. Também constam a promoção de ações de cunho acadêmico mediante atividades de extensão envolvendo programas de graduação e pós-graduação da Ufam e da UBI e o intercâmbio de informações pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão de ambas as Instituições.

Sobre a Universidade da Beira Interior – Segundo dados divulgados em 2016 pela U-Multirank, que é uma classificação mundial sobre os índices das universidades (cujos estudos são financiados pela União Europeia), a área de ‘Ensino e Aprendizagem’ da UBI desponta como a mais forte entre suas aptidões. A Instituição também aparece no ranking das 150 melhores instituições de Ensino Superior do mundo, de acordo com a Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa e classifica academias fundadas há menos de 50 anos.

A UBI é uma Instituição que atua em Portugal desde o ano de 1973, quando ainda era intitulada ‘Instituto Politécnico da Covilhã’ (IPC). Atualmente, a UBI acolhe mais de 6.000 alunos nas seguintes áreas do conhecimento: Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia.

Clique e leia a matéria publicada pela Universidade da Beira Interior, intitulada ‘UBI e Universidade Federal do Amazonas aprofundam relação’.

Equipe Ascom Ufam