UFAM inaugura dois blocos na Faculdade de Tecnologia com nova gestão

A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas inaugura, no próximo dia 8 de junho, dois novos blocos na Faculdade de Tecnologia. Situados no setor Norte do Campus, as estruturas atenderão a demandas acadêmicas e administrativas.

Bloco AdministrativoBloco AdministrativoO primeiro bloco foi construído em frente ao Centro de Convivência, onde há 28 salas, distribuídas em três pavimentos. Já o segundo bloco, é o administrativo, também de 03 pavimentos, onde funcionam a diretoria da Faculdade, sala de professores e secretarias dos cursos, comissão de concurso e cinco salas destinadas aos Centros Acadêmicos.

Com a reelaboração dos espaços, foi possível a instalação de laboratórios e um novo arranjo de salas de salas, agora com capacidade ampliada, abrigando até 120 alunos. Sobre os laboratórios existentes na Faculdade de Tecnologia, 11 foram instalados com verbas de programas do governo federal, recebendo alunos de diversos cursos tecnológicas da UFAM e das Ciências Exatas (ICE). “Os recursos para construção dos dois blocos e laboratórios são oriundos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os laboratórios são em Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Arquitetura e Engenharia Civil”, explicou o atual diretor, Salas de AulaSalas de Aulaprofessor José de Castro Correia, que na mesma data de inauguração dos empreendimentos, passa o cargo à professora Patrícia Braga.

Homenagem – Os dois blocos a serem inaugurados homenagearão nomes de servidores que ajudaram a fortalecer a atuação da Faculdade. O de salas de aula receberá o nome do engenheiro Nelson Ribeiro Porto, professor que foi um dos principais nomes na fundação do curso de Engenharia Civil, o primeiro da Faculdade de Tecnologia e que em novembro completa 50 anos de história junto à Universidade. O bloco administrativo recebeu o nome da técnico-administrativa Ana Socorro Mota de Figueiredo. Os nomes são aprovados em conselho departamental e, depois, no Conselho de Administração.

Nova gestão – A nova Diretora, professora Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos possui doutorado em Biotecnologia, doutorado em Design, Fabricação e Gestão de Projetos industriais, é mestre em Engenharia da Produção e especialista em Produção de Material Didático para EAD (2007) e Bacharel em Desenho Industrial. Possui, também, especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica pela FUCAPI (2004).

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, lotada no Departamento de Design Expressão Gráfica da Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design e inovação, gestão em design e Design Gráfico/ Programação Visual.

O novo vice-diretor, professor João Caldas do Lago Neto, é graduado em Estatística e Engenharia Mecânica, e mestre em Pesquisa Operacional e Doutorado em Sistemas de Energia. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Amazonas, exercendo a função de Chefe do Departamento. Tem experiência nas áreas de Inovação e Avaliação Tecnológica, Probabilidade e Estatística, atuando nos seguintes temas: Pesquisa Operacional, Monitoramento e Controle Estatístico da Qualidade, Teoria dos Conjuntos Difusos, Planejamento Energético, Modelos de Previsão para o Mercado de Energia, Engenharia Térmica e Aproveitamento de Energia.

Ascom UFAM