UFAM inaugura hoje única Casa do Carbono da região Norte

O Laboratório é resultado de uma parceria entre a Ufam e o Serviço Florestal Brasileiro e dará apoio ao Inventário Florestal Nacional na Amazônia para o desenvolvimento de equações e processamento de dados para estimativas de estoques de madeira, biomassa e carbono em florestas da região

O Laboratório de inventário e mensuração de florestas tropicais – também conhecido como Casa do Carbono – será inaugurado hoje, 8 de agosto. Trata-se do primeiro laboratório de inventário e mensuração florestal que irá apoiar os esforços do Inventário Florestal Nacional na estimativa do volume de madeira, biomassa e o carbono de florestas da Amazônia.

Estrutura

Vinculada ao Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, a Casa do Carbono está localizada entre o Laboratório de Arqueologia e o Setor de Avicultura da Universidade.

O laboratório conta com 287,32 metros quadrados de área, distribuídos entre os ambientes recepção, xiloteca, almoxarifado, sala de carbono, sala de biomassa, sala de dados espaciais, sala de dados analíticos, banheiros e copa.

Marco histórico

Coordenador Técnico do projeto que resultou na importante obra para a Ufam, o professor Ulisses Silva da Cunha afirma que a Casa do Carbono é um marco histórico para a Universidade. “A Amazônia Brasileira é uma das maiores reserva de recursos florestais, os quais tem uma importante função na regulação do clima. Para que ações concretas com resultados reais sejam implantadas, são necessários estudos de longa duração envolvendo a dinâmica dos estoques de biomassa e carbono em nossas florestas. A construção de um laboratório para tratar os aspectos relacionados à mensuração da biomassa, carbono e dinâmica do crescimento e produção em florestas tropicais, além de preencher uma lacuna, vem contribuir para ampliar o domínio e competência da Ufam nesta importante área de conhecimento”, observou o pesquisador.

O diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto de Freitas explica que, para que as estimativas do volume de madeira e peso da biomassa de cada árvore possam ser feitas, é necessário dispor de equações matemáticas adequadas. “As equações matemáticas adequadas transformam os dados coletados em campo (altura e diâmetro, por exemplo) em variáveis mais complexas (biomassa). Essas equações são usualmente chamadas de equações alométricas e devem ser ajustadas para o maior número possível de tipos e condições de florestas em cada bioma”.

Mais laboratórios

Está prevista a construção de três laboratórios semelhantes para apoiar o projeto na região amazônica. O laboratório da Ufam é o primeiro a ser inaugurado e foi projetado para dispor dos espaços necessários para o tratamento de amostras de árvores, determinação da biomassa e ajuste das equações e os equipamentos mínimos necessários. O espaço deverá ser utilizado também para o processamento e análise de dados e o desenvolvimento de pesquisas complementares utilizando dados do IFN, inclusive com a participação de estudantes de pós-graduação.