UFAM – Observatório de Economia Criativa do Amazonas comemora aniversário com evento científico

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM (Protec) comemorou na tarde de quinta-feira (29), o aniversário de dois anos do Observatório de Economia Criativa do Amazonas (Obec-Am). O Evento foi em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal da UFAM (PPG-Bionorte), e aconteceu no auditório da Biotecnologia, setor sul do Campus.

Para o aniversário, a Pró-Reitoria convidou o professor Leandro Valiati, do departamento de Economia e Relações Internacionais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que ministrou a palestra `Economia, Cultura e Desenvolvimento: cadeias produtivas culturais locais na lógica dos mercados internacionais´.

Em sua apresentação, o Professor da Ufrgs trabalhou conceitos-chave na relação economia, cultura e Professor Leandro Valiati (Ufrgs)Professor Leandro Valiati (Ufrgs)desenvolvimento, colocando em evidência a dinâmica dos mercados internacionais contemporâneos de economia criativa, e sua importância na lógica da distribuição geopolítica do desenvolvimento mundial. No Amazonas, as economias criativas passam por grandes desafios, para a sobrevivência frente aos mercados internacionais.

“O primeiro desafio das economias criativas no Amazonas é se colocar de forma autônoma, soberana, nos circuitos de comércio internacional. Ou seja, que não sejamos apenas provedores de insumos básicos para os outros países, onde toda renda, ganho simbólico, fique apenas com esses países que exploram a região. Segundo desafio é ter políticas públicas que enxerguem e atendam as cadeias produtivas de bens e serviços. Já o terceiro desafio é inscrever as atividades [economias criativas] numa estratégia maior de desenvolvimento do País”, sublinha o professor Leandro.

Obec Amazonas

O Observatório de Economia Criativa do Amazonas foi o primeiro do Brasil implantado na UFAM, sob a coordenação da professora Socorro Chaves, pró-reitora de Inovação Tecnológica. Inaugurado em 01 de outubro de 2013, o Observatório regional tem como objetivo formular, implementar e monitorar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do estado do Amazonas, apoiando ações criativas de profissionais e de micro e pequenos empreendedores.

O Obec faz parte de uma política do Ministério da Cultura, que apóia o desenvolvimento de estudos e pesquisas, para que depois todas essas informações possam possibilitar o surgimento de políticas públicas que atendam aos setores da economia criativa. Além disso, o Obec incentiva a capacitação de agentes culturais, através dos parceiros, desenvolvendo ações em prol do setor artístico-cultural no Amazonas.

Economias criativas

Segundo a professora Socorro Chaves, “as economias criativas são todas aquelas ações que tem resultados econômicos, baseados no simbólico, na cultura, na criatividade de um povo para a geração de processos e serviços, fundados na cultura amazônida”.

Ainda para a Pró-Reitoria, o aniversário de dois anos do Obec representa uma trajetória de trabalho, e o esforço da UFAM em consolidar o Observatório. E a vinda do Palestrante é pelo fato do professor Leandro ser Orquestra `Vozes da UFAM´Orquestra `Vozes da UFAM´coordenador do Obec do Rio Grande do Sul. E lá o Docente desenvolve vários estudos sobre economias criativas.

“Os estudos dele são baseados em entender as cadeias de valor, e as cadeias globais de economias criativas. E como nós [Obec-UFAM] estamos centrados no desenvolvimento das cadeias produtivas, de economias criativas, no Estado, então foi importante entender, através do Palestrante, qual o significado dos produtos que nós estamos fazendo, e as oportunidades desses produtos e dos nossos estudos extrapolarem as fronteiras do Estado, levando o símbolo da Amazônia, e dos amazônidas, a outros recantos”, explica Socorro Chaves.

Encerrando a programação especial de dois anos do primeiro Observatório de Economia Criativa do Brasil, no Amazonas, o grupo musical `Vozes da UFAM´ apresentou um repertório musical com canções que falam sobre a Amazônia. A Orquestra é dirigida pelo professor e maestro Adelson Santos e tem como objetivo a difusão de cultura musical para toda a comunidade acadêmica.

ASCOM – Universidade Federal do Amazonas