UFAM participa de Mutirão de cirurgias plásticas reconstrutivas da SBCP

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Rede Hospitalar Ebserh, atuou como parceiro durante o I Mutirão de Cirurgias Plásticas reparadoras/ reconstrutivas, promovido pela Regional Amazonas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). O evento ocorreu na última quarta-feira, 25, no HUGV, e fez parte das ações da 34ª Jornada Norte-Nordeste de Cirurgia Plástica, ocorrido entre os dias 26 e 28 de setembro, em Manaus, reunindo mais 130 cirurgiões plásticos do País.

O HUGV disponibilizou duas salas cirúrgicas para o evento. Foram realizadas nas dependências do Hospital quatro cirurgias plásticas reparadoras, uma mamoplastia redutora para tratamento de giantomastia e três cirurgias em pacientes pós-bariátricos. Todos os pacientes são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), regulados e selecionados da fila do próprio serviço de cirurgia plástica do Hospital. Ao todo, o mutirão envolveu 50 profissionais e residentes, contando com pré e pós atendimento aos pacientes, além da equipe de cirurgiões da SBPC que atuou em conjunto com o Serviço de Cirurgia Plástica do HUGV.

Para o presidente da Regional Amazonas da SBPC, Renato Gallo, “é muito gratificante poder apresentar para a população que a cirurgia plástica vai muito além da estética, mas estamos habilitados e credenciados para atuar em cirurgias reparadoras”. Sobre a parceria com o HUGV para a realização das cirurgias, o Gallo afirmou: “A escolha não poderia ser melhor, o HUGV é o principal hospital universitário da cidade, que atua na formação de profissionais de saúde há mais de 50 anos e tem uma equipe treinada para atuar com cirurgias reparadoras no serviço público. Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Hospital, a Universidade e a Ebserh, e pretendemos que ela se alongue e ocorra mais vezes”.

O gerente de Atenção à Saúde do HUGV, Luiz Carlos de Lima, ressaltou que é uma oportunidade de profissionais e residentes do hospital participarem destas cirurgias. “Somos um hospital universitário e temos todo o interesse em ter nossa equipe e residentes atuando junto, trocando informações e conhecimentos com os cirurgiões que vieram atuar nos procedimentos.  São cirurgias complexas, e realizamos um procedimento deste tipo por semana. Só hoje foram realizadas quatro cirurgias plásticas complexas. Ganha o hospital, pela oportunidade de intercâmbio e troca de conhecimentos, ganha o estado, que tem a fila do SUS diminuída e, mais importante, ganha o paciente, que tem mais qualidade de vida. Estamos muito satisfeitos em atuar nesta parceria”, afirmou Luiz Carlos de Lima.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como os hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem os sistemas do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.