UFAM – Saúde Mental – Daest faz rodas de apoio psicológico online durante o isolamento social

O Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Daest/Ufam) está com inscrições abertas, enquanto durar o isolamento social, para rodas de apoio psicológico online voltadas aos discentes. Os interessados podem se inscrever AQUI.

A conversa é mediada pelos psicólogos do Daest, tem uma duração de 60 a 80 minutos, e ocorrem por meio do aplicativo de mensagens whatsapp. A ideia é que o grupo sirva de ferramenta terapêutica em que as pessoas possam se expressar, ter sua fala acolhida, mas também se identificar com as experiências similares, além de buscar apoio nas falas e soluções de cada um. Em casos específicos, o mediador e psicólogo do grupo conversa individualmente com o aluno e se necessário faz o acompanhamento por meio de um acordo terapêutico.

O psicólogo da Ufam, servidor Vinicius Padilla, explica que após o preenchimento do formulário, o interessado deve aguardar o contato via e-mail. “Além disso, deve aceitar um acordo de serviços psicológicos em grupo presente no próprio formulário. Este acordo é importante visto que lidamos com conteúdos sigilosos e pessoais de vários estudantes. Diferente da escuta individual, que envolve só a pessoa e o psicólogo, há várias outras pessoas no grupo. Assim como qualquer atividade que envolve a escuta psicológica, preza-se pela ética. As atividades em grupo propiciam um espaço terapêutico de maneira comunitária e mais forte do que em atendimento individual.  O grupo coloca o sujeito frente a uma gama de pontos de vista relacionados ao seu problema, além da criação de um vínculo coletivo, potencializando o apoio”, explica.

O psicólogo lembra também que cada roda de conversa traz um tema voltado a questão do isolamento social. “Os temas tratados são ligados a prevenção e enfrentamento à covid-19, o impacto na saúde mental, estratégias de manejo do tempo disponível, controle das auto-cobranças, da ansiedade, estresse, dentre outros temas. Cada tema é abordado com  perguntas geradoras, mas sensibilizado através vídeos, poesias, histórias dentre outros. Esse tem sido um espaço importante de aprendizado coletivo e também de esperança. As rodas de conversa são eficazes em apoiar e refletir as situações atuais”, destaca.

De acordo com a diretora do Daest, servidora Mônica Cristina Barbosa Pereira, o projeto é um espaço virtual criado para servir de escuta, acolhimento e ajuda mútua nesse momento crítico e singular pelo qual está passando a humanidade. “O Daest já realiza trabalhos voltados para o autocuidado da saúde mental e os psicólogos vêm adaptando os projetos que eram exclusivamente presenciais para a mediação virtual, visando que os mesmos tenham continuidade. O discente pode encontrar nesse espaço terapêutico coletivo uma forma de lidar emocionalmente com os efeitos da pandemia, sabendo que não está sozinho, mas que pode contar com o apoio psicológico institucional e também com a solidariedade e empatia dos colegas”, finaliza a diretora.

A iniciativa teve início no mês de março e já atendeu cerca de 120 estudantes. A proposta é que sejam realizadas três rodas de conversa por cada grupo e a partir das avaliações dos grupos definir as próximas ações