UFBA – Biblioteca do reitor Roberto Santos será doada à UFBA

Evento inaugura acervo disponível ao público

 Acontece nesta sexta-feira (15/08), às 10 horas, a inauguração do acervo doado pelo Professor Doutor Roberto Figueira Santos e a incorporação à Seção Memória da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa. Integram o acervo 2.085 títulos – entre livros e folhetos, totalizando 2.259 exemplares. Trata-se de uma coleção bastante abrangente, com autores nacionais e estrangeiros de diversas áreas do conhecimento, incluindo Literatura, Medicina, Administração Pública, Educação e Arte, que estarão disponíveis para consulta do público. O evento de inauguração terá a participação do prof. Roberto Santos, familiares e amigos e da Reitora Dora Leal Rosa, e será realizado na Biblioteca Universitária Macedo Costa – campus universitário de Ondina.

Roberto Santos

Nascido em Salvador/BA, no dia 15 de setembro de 1926, Roberto Figueira Santos formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1949 e, dois anos depois, tornou-se professor titular desta instituição. Nos EUA, especializou-se em clínica médica, em uma temporada nas universidades de Cornell, Michigan e Harvard (1950-1953). Também se especializou em medicina experimental pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, (1954-55).

Além de médico e professor, atuou na carreira política, sendo eleito governador da Bahia para o mandato entre 1975 e 1979. Ocupou ainda o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (1985-1986), de ministro da Saúde (1986-1987) , e de representante do Brasil no Conselho Diretor da Organização Mundial da Saúde – OMS, em Genebra / Suíça (1987-1990).

Na Universidade Federal da Bahia ele foi reitor entre 1967 e 1971, ocupando a mesma posição que foi antes exercida pelo seu pai, prof. Edgard Santos, o primeiro reitor da UFBA, que esteve à frente da instituição entre os anos de 1946 e 1961. Roberto Santos publicou mais de quarenta obras, dentre as quais Educação médica nos trópicos, O ensino médico no Brasil e A pesquisa médica no Brasil. É membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina

Ascom UFBA

Keurig Green Mountain Inc NASDAQ
watch game of thrones online free When choosing red lipstick do paler eyes

9 Burberry Check Embossed Bark Leather Hobo Bag
free games online and sneaks out at night to rave parties

What is the inspiration behind the Seiko Sportura Watches
games online acm prizes 2011 purple carpet and tile method

Top 4 Celebrity Lace Wig Styles
vintage wedding dresses Does Oatmeal Spike Insulin

Hit Wonders Who Deserve Your Respect
forever 21 gaudy and bright

10 Commandments Of Road Cycling Etiquette
jeux fr Then it’s off to Hollywood for yet another season premiere of

How to Treat Precancerous Sun Damage to Skin
kleider supplying to get tropical soar

Other Types of Bikini Waxes Besides Brazilian
ballkleider There are a litany of reasons that contacts were invented