UFBA – Semestre Suplementar conta com serviço de assessoria pedagógica voltado ao docente

Um dispositivo de apoio ao docente nas demandas didáticas e pedagógicas, voltadas ao trabalho do professor na modalidade online, no semestre suplementar que se inicia em setembro, é o objetivo principal da Assessoria Pedagógica do Docente UFBA (APDU). O serviço foi apresentado à comunidade da UFBA durante webinário promovido pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação, Prograd, como mais uma atividade do programa UFBA em Movimento.

Diante da situação que resulta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavirus, o planejamento para a modalidade online e a compreensão dos mecanismos de mediação de aprendizagem a partir do uso de tecnologias digitais norteiam o trabalho de assessoramento que também foi apresentado para os discentes e técnicos administrativos que participaram do chat, no dia 11 de agosto.

A APDU conta com uma equipe de assessoras e com especialistas que buscará responder às dificuldades didáticas dos docentes em suas condutas pedagógicas através da realização de fóruns, lives interativas e atendimento individual agendado via chat, voltados às especificidades da atuação em sala de aula virtual durante o semestre suplementar à distancia. Para isso ser viabilizado, será usada como plataforma o novo ambiente Moodle da UFBA e o espaço webconferencia RNP.

O funcionamento da Assessoria Pedagógica do Docente UFBA foi explicado pela Professora responsável pelo programa, a pedagoga Cistina D’Avila, da Faculdade de Educação e pela Professora Ana Verena Magalhães Madeira, do Instituto de Biologia da UFBA, que integram o grupo idealizador da ABDU. Desta equipe, também participam as professoras Denise Guerra, Giovana Cistina Zen, Lúcia Garcia Ferreira Trindade, e Maria Carolina Souza. A intermediação do webinário foi feita pela Professora Noemi Santana, da Faced.

A professora Cristina D’Avila ressaltou o perfil interativo e dinâmico da Assessoria Pedagógica do Docente UFBA e apresentou o desenho da página do Moodle onde as atividades estão inseridas e serão desenvolvidas, como os fóruns “Auto Retrato”, “Desafios dos Docentes” (para tirar dúvidas), “Papo do Professor”, “Vida de Professor” (relato de experiências) e “Estante Pedagógica”, entre outras. Para os chats, o atendimento será marcado e personalizado, e as lives interativas deverão acontecer, provavelmente, uma vez por semana, pautando assunto que tenha se destacado no período, para a troca de ideias e de informações entre especialistas e docentes da área pedagógica.

A coordenadora pretende, como ressaltou, que a atividade vá além da prestação de um simples serviço de assessoramento, mas que se crie interesse no desenvolvimento de novas competências, “trazendo expertises e criando uma verdadeira rede de aprendizagem entre os docentes”, abrindo a perspectiva de uma ação continuada.

Já a professora Ana Verena, que coordena o Programa de Formação Pedagógica do Docente UFBA, ForPed, onde a Assessoria Pedagógica está inserida, informou que as atividades da ABDU vão trabalhar também com assuntos já abordados por outras ações do ForPed, como o “Ateliê Didático” e as “Oficinas Temáticas”, com temas como Dilemas da Profissão Docente; Concepções Pedagógicas; Aspectos de Aprendizagem do Adulto; Currículo, Formação e Universidade; Perfis e Questões do Estudante da UFBA; e, primordialmente, nesse momento, o Planejamento do Ensino-Aprendizagem e a sua Avaliação, realizados à distância.

As inscrições na Associação Pedagógica do Docente UFBA se darão sempre às terças feiras e os interessados podem recorrer à página do Moodle “Assessoria Pedagógica do Docente UFBA”, clicando em https://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8639.