UFC e Universidade de Harvard promovem curso de saúde pública

Parceria entre a Universidade de Harvard e a Universidade Federal do Ceará (UFC) promoverá, entre os dias 4 e 21 de janeiro, um curso colaborativo de saúde para 30 estudantes de pós-graduação, dos quais 19 são de vários estados do Brasil e 11 da universidade americana. No último dia do evento, que será sediado no Instituto da Primeira Infância (Iprede), ocorrerá um simpósio para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância.

Idealizado pela Harvard SchoolofPublic Health (HSPH), o curso colaborativo reúne pesquisadores da saúde para discutir ações de prevenção de doenças infectocontagiosas, como leishmaniose, tuberculose, AIDS e dengue. Os estudantes de mestrado e doutorado de diversas instituições do País foram selecionados pelos professores da Universidade de Harvard por meio de análise de currículo e entrevista on-line em inglês.

Durante o curso, os estudados visitarão instituições como o Iprede, o Hospital São José, referência no tratamento de doenças infecciosas, e o projeto Quatro Varas, que trabalha a saúde mental. Serão formados cinco grupos com seis integrantes, que ficarão responsáveis por elaborar um projeto envolvendo uma das instituições visitadas. A perspectiva é de que as iniciativas possam ser executadas posteriormente por editais e parcerias com a Universidade de Harvard.

A Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado, que fará a coordenação local do evento, explica que a experiência vai contribuir no estreitamento de parcerias entre os estudiosos de universidades brasileiras e os pesquisadores americanos. Ela aponta que a professora brasileira Márcia Castro, docente associada da Universidade de Harvard, participará do evento para conduzir debates sobre a saúde materno-infantil e a malária, áreas centrais de estudo da demógrafa.

SIMPÓSIO – O simpósio “Focusingon 30 yearsofChildhoodInterventions in Ceara” encerrará, no dia 21 de janeiro, a programação do curso. Também a ser realizado nas instalações do Iprede, o encontro receberá gestores do Estado que vão expor estratégias adotadas nos municípios para a saúde na primeira infância. Estão confirmadas as presenças dos prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de Sobral, Clodoveu Arruda. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, é esperada no evento para relatar as experiências do programa Mais Infância Ceará.

Durante o simpósio, também está programada uma mesa, que contará com a participação do médico Anastácio Queiroz, ex-secretário de Saúde do Estado, para debater pesquisas relacionadas ao zika vírus e à febre Chikungunya. Toda a programação do evento é fechada aos estudantes selecionados para o curso e a pesquisadores e autoridades convidados para o simpósio. As aulas serão em inglês, exceto no dia 21 de janeiro, quando haverá tradução simultânea.

Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – Universidade Federal do Ceará