UFC inicia entrega de novos computadores para unidades acadêmicas da Capital e do Interior

Em mais uma ação que integra seu plano de inclusão digital, a Universidade Federal do Ceará iniciou o envio de novos computadores para equipar unidades acadêmicas em Fortaleza e no Interior. Na manhã de ontem (13), o reitor Cândido Albuquerque esteve no Almoxarifado Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para dar início ao processo, em companhia do vice-reitor Glauco Lobo Filho e de vários integrantes da administração superior da UFC.

O primeiro campus do interior do Estado a ser contemplado será o de Crateús, cuja remessa partiu ainda no início da manhã de hoje (14). Em seguida, será a vez de Sobral, Quixadá e Russas receberem suas máquinas desta primeira leva, que compreende 450 computadores. O mesmo ocorrerá com as unidades em Fortaleza. “Com esses equipamentos, nós resgatamos a possibilidade de participação dos nossos alunos, dando a eles a condição de se integrar nas atividades remotas”, informou o reitor na ocasião.

Laboratórios de informática, bibliotecas, áreas de convivência e residências universitárias serão alguns dos novos “lares” dessas máquinas, todas de uso coletivo. Em sua utilização, os recursos tecnológicos estarão sujeitos ao protocolo vigente de biossegurança para a simultaneidade de atividades administrativas presenciais e letivas remotas, instituído pela Portaria nº 572 do Ministério da Educação (MEC), de 1º de julho de 2020.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, a aquisição dos equipamentos foi resultado de um projeto enviado pela UFC ao MEC ainda em dezembro do ano passado. “O MEC nos concedeu o recurso; em seguida nós fizemos a licitação e, com a chegada da pandemia, aceleramos o processo”, explicou o pró-reitor, ao acrescentar também que o investimento foi da ordem de R$ 3 milhões e receberá reforço em breve: “Estamos preparando uma nova licitação para ampliar o plano de inclusão em cerca de R$ 1 milhão, tanto para a contratação de redes móveis quanto para a compra de mais computadores”.

MAIOR PLANO – A entrega dos computadores, ao lado da distribuição de 6 mil chips de Internet móvel para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e da ampliação da cobertura wi-fi dentro dos espaços da Universidade, integra o maior plano de inclusão digital da história da UFC. Os esforços visam à criação de um ambiente de alta conectividade, que será importante não só agora durante a pandemia mas em atividades futuras. “É um ganho permanente”, sintetizou o reitor.

A administração superior está consultando ainda órgãos de controle sobre a possibilidade de avançar mais no suporte individual à comunidade discente, com a concessão de empréstimos de equipamentos, implantação de auxílio-conectividade, entre outras medidas. Isso, porém, dependerá de autorização federal.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br