UFC – Núcleo Rondon presta serviços de saúde em Senador Pompeu

Um grupo de 38 estudantes de Educação Física, Medicina, Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal do Ceará e 5 profissionais tutores pegaram a estrada até o município de Senador Pompeu, a 274 quilômetros de Fortaleza, para dias de pura interação com a sociedade e promoção da saúde da população.

Integrantes do Núcleo Rondon na UFC (www.rondon.ufc.br), os alunos realizaram atividades gratuitas de avaliação física, avaliação de saúde bucal, aferição de pressão e glicemia, vacinação, prevenção ginecológica, dentre muitas outras, beneficiando cerca de 650 pessoas da sede de Senador Pompeu e de dois distritos da zona rural.

As atividades ocorreram de 24 a 27 de julho, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Senador Pompeu. Além do atendimento direto à população, o grupo da UFC realizou ações de capacitação de profissionais de saúde em unidades básicas de saúde e promoveu visitas domiciliares a pessoas de baixa renda, sem acesso regular a serviços médicos.

O coordenador do Núcleo Rondon na UFC, César Pontes, relata que, entre as mulheres atendidas, por exemplo, algumas nunca tinham realizado a prevenção ginecológica ‒ parte delas por vergonha de se submeter aos exames. “Nossa equipe foi com uma abordagem muito profissional e carinhosa. Como muitas [das alunas] eram mulheres, conseguiram passar segurança às pacientes”, afirma César.

As visitas domiciliares eram feitas por equipes multidisciplinares. Após terem a saúde avaliada, os pacientes recebiam orientações e encaminhamentos, quando necessários, para o aprofundamento de exames e tratamentos.

O PROJETO ‒ O Núcleo Rondon na UFC surgiu a partir da experiência do Projeto Rondon, iniciativa nacional ligada ao Ministério da Defesa e criada no fim da década de 1960. Depois de um período áureo de intensa atividade, o projeto chegou a ser extinto, tendo sido retomado apenas no início dos anos 2000. Nesse esse período, as instituições federais de ensino superior foram estimuladas a criar núcleos “rondonenses” próprios, promovendo ações em parceria com municípios.

Na UFC, o Núcleo Rondon tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Segundo César Pontes, a expectativa é que até setembro seja lançado edital para participação de estudantes de mais cursos: Farmácia, Fisioterapia e Psicologia. O grupo também pretende lançar edital para fotógrafos, a fim de aperfeiçoar os registros das viagens do núcleo.

Desde 2018, a visita a Senador Pompeu foi a quarta viagem do núcleo, que já havia passado antes por São Benedito, Cedro e Palmácia. “É uma experiência impagável”, resume César Pontes.

Fonte: César Pontes, coordenador do Núcleo Rondon na UFC ‒ fone: (85) 3366 7463 / e-mail: pgrondon@ufc.br