UFC – Pesquisa avalia o impacto das mudanças climáticas nas florestas de animais marinho

As mudanças ambientais em curso no momento têm impacto direto não apenas nos ecossistemas terrestres, mas também nos ambientes marinhos, importantes para a manutenção do equilíbrio global por meio do ciclo do carbono e da produção de oxigênio. Por isso, pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará têm buscado entender e avaliar as reais consequências dessas mudanças.

Em parceria com pesquisadores da França, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido, avaliou-se como as florestas de animais marinhos (MAFs, na sigla em inglês) podem ser afetadas por fatores como aumento de temperatura, acidificação dos oceanos, mudanças nos padrões de chuvas, aumento do nível do mar, poluição marinha, pesca excessiva e introdução de espécies exóticas.

Os pesquisadores apontam que vivemos hoje um período de segunda transição ambiental, ainda com resultados imprevisíveis, mas que traz um problema já vivenciado: a diminuição da disponibilidade de energia necessária para manutenção biológica dessas MAFs, tanto em ambientes de baixa profundidade (até 30 metros) quanto alta (a partir de 1.000 metros).

Leia mais na matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.