UFC – Presidente da Capes profere Aula Magna e fala sobre expansão da pós-graduação

O Prof. Carlos Nobre, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu palestra na tarde desta quinta-feira (17), no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia, assinalando a abertura do ano letivo dos cursos de pós-graduação da UFC. Ele afirmou que o Brasil ocupa lugar de destaque no setor, sendo o 13º no ranking de produção de artigos científicos indexados. “São cerca de 40 mil artigos publicados por ano”, informou.

“A presença do Prof. Carlos Nobre entre nós sinaliza que a UFC faz seu trabalho bem feito, sempre procurando manter a qualidade, tanto assim que nos tornamos uma área de excelência”, admitiu o Reitor Henry Campos. Ele acrescentou que os programas de pós-graduação no Brasil são respeitados porque são propulsores de crescimento. Saudou os estudantes e deu boas vindas ao convidado.

Anunciando que mudara o tema anteriormente proposto para a aula, que trataria de desenvolvimento sustentável, o Prof. Carlos Nobre discorreu sobre “os desafios para a excelência e a internacionalização” e apresentou números, enfatizando o crescimento de 14% do setor nos últimos 10 anos. “Temos 4.200 programas de pós-graduação”. São quase 70 mil alunos em mestrado e doutorado, um número significativo para qualquer País do mundo”, observou. Mas fez uma ressalva: um dos maiores crescimentos no mundo, exceto a China.

Veja outras imagens da aula magna no Flickr da UFC: https://goo.gl/8fHY6L

Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – Universidade Federal do Ceará