UFCA – Consciência Negra – IX Semana de Filosofia tem início nesta segunda (19)

A nona Semana de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem início nesta segunda (19) e vai até o próximo dia 23 de novembro, no campus Juazeiro do Norte da UFCA. A Semana de Filosofia da UFCA é um evento anual que tem como principal objetivo proporcionar o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre estudantes, pesquisadores, docentes e comunidade em geral.

Com o tema “O Lado Negro da Filosofia: Africanidades, Educação e Resistência”, o evento, gratuito e aberto ao público, terá apresentações artitiscas, comunicações orais, mesas redondas e rodas de conversa. As inscrições ainda podem ser realizadas até hoje (19), sendo facultada a participação em minicursos e/ou a submissão de comunicação oral. Acesse aqui o formulário de inscrição.

De acordo com a organização do evento, o tema deste ano busca confrontar a ausência de estudos e pesquisas sobre africanidades e filosofia africana na academia, bem como a problemática da construção e perpetuação de um espaço hegemonicamente branco, assim como a importância de reafirmar a necessidade da política de cotas raciais e sua efetivação na prática. Outro aspecto fundamental da Semana é pensar a permanência das pessoas negras nas instituições de ensino superior.

O evento terá três eixos centrais a partir das suas inter-relações: africanidades, educação e resistência. “Africanidades” é o eixo central, que discutirá as origens africanas da filosofia como contraponto ao racismo epistemológico que impera na academia, no eixo de “Educação” o debate será sobre a Lei 10.639/2003 que deve assegurar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira problematizando os avanços e percalços na sua efetivação e na temática “Resistência” o intuito é refletir acerca da interseccionalidade entre raça, classe, gênero e diversidade sexual, a partir da dinâmica dos movimentos sociais.

Acesse o site do evento.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: ix.semanadefilosofia.ufca@gmail.com