UFCA – Estudantes de Barbalha participam de ações de enfrentamento ao mosquito

Com o apoio da Universidade Federal do Cariri (UFCA), estudantes, professores e funcionários da escola de ensino médio Adauto Bezerra, em Barbalha, uniram-se às ações coletivas de prevenção e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que estão ocorrendo em todo o Brasil. As atividades ocorreram às 10h e às 16h, desta sexta-feira, 26.

No pátio central da escola, os jovens se reuniram para participar de palestra sobre enfrentamento ao transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, ministrada pela coordenadora de Integração da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Maria Laís dos Santos Leite. Jair José Procopio da Silva, do núcleo de gestão da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), e Mirna Fonseca da Cruz, assistente em Administração da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE),  também auxiliaram no andamento das atividades.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de apresentar seus talentos, por meio de paródias. E receberam panfletos com dicas para combater o mosquito.

Ricássia da Silva Almeida, estudante do 2º ano, parodiou a música “Bang”, da cantora Anitta, cantando “Vem com vontade o Aedes vamos combater!”. “Tem zika vírus, chikungunya e dengue também. Vamos combater e unir mais forças para o bem”, cantarolou a jovem de 15 anos, com ajuda dos colegas.

Antes mesmo da mobilização na escola, Ricássia já começou a atuar na prevenção contra o mosquito em casa. “Vou na casa dos vizinhos, vou na minha casa. Vejo tambores, vejo se tem água parada. Faço a limpeza com a esponja”. Ela mora no bairro Cirolândia, mas costuma visitar a zona rural e também ajuda na prevenção por lá. “Esses dias na zona rural eu encontrei um sanitário no meio do mato, cheio de água parada. E fui lá virar, remover. Eu costumo fazer essas atividades sozinhas, procuro os agentes de endemias para orientação e chamo meus amigos também. Essa foi justamente a ideia da paródia: chame seus amigos!”.

Os amigos do estudante Robson de Sousa Pereira, 16, 3º ano, também apresentaram a paródia “Aedes aegypti: Combate sim!” sobre a prevenção ao vetor, a partir da música “Diz pra Mim”, da banda Malta. “Vamos, sim, vamos lutar para com a zika e a chikungunya acabar”, cantou o grupo. “Pensamos na paródia para mobilizar as pessoas e explicar que o mosquito está em proliferação e temos que fazer algo para combater”, disse Robson de Sousa.

 

Palestra

Laís dos Santos apresentou a palestra com informações sobre as três doenças e as formas de transmissão e prevenção. “Não adianta só pegar a raquete e matar o mosquito. Não podemos deixar ele nascer. Eles se reproduzem muito rápido”, ressaltou. Ela alertou para a importância de limpar os espaços que podem acumular ovos, por conta da resistência. De acordo com Laís, segundo pesquisas, os ovos ficam em inatividade por praticamente um ano, mesmo que não tenha água. Se a água começar a atingir o espaço onde estão os ovos, em pouco tempo, as larvas eclodem.

A coordenadora de Integração da PROEX destacou a importância do envolvimento dos jovens com a problemática. “Nós, estudantes, porque eu também sou estudante, somos a grande esperança porque estamos nos profissionalizando e adquirindo conhecimento. E esse conhecimento deve ser útil para as pessoas. Nós somos agentes transformadores”, afirmou.

A coordenadora da escola, Eugênia Coelho, informou que as atividades de combate ao mosquito iniciaram na sexta-feira passada, 19 de fevereiro, com a mobilização dos estudantes, fixação de cartazes informativos nas paredes da instituição de ensino e vistoria dos canteiros do pátio central. “A partir de agora vamos organizar um plano de ação para continuar com as atividades”.

ASCOM – Universidade Federal do Cariri