UFCA firma Acordo Interinstitucional de Segurança da Informação e Comunicações

A Universidade Federal Do Cariri (UFCA) firmou nesta quinta-feira (28), sua participação no Acordo de Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações com outras 15 instituições. Em conjunto, as instituições, denominadas “Rede Workolab”, buscam promover o desenvolvimento e o aprimoramento da segurança da informação e comunicações, por meio da colaboração interinstitucional. 

O Acordo conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Ceara (UFC), a Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN), a Agência Estadual de Tecnologia Da Informação (ATI), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Piauí (IFPI) – Campos Teresina, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Sul Bahia (UFSB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (Unilab) e a Empresa Municipal de Informática (Emprel). 

Estiveram presentes na assinatura do documento o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, o diretor de Tecnologia da Informação da UFCA, Herbert Novais, a coordenadora de Segurança da Informação da UFPE, Rosangela Saraiva e o especialista em Segurança da Informação, também da UFPE, André Souto Soares. Herbert explica que esse trabalho colaborativo entre várias instituições do Nordeste tem a finalidade de trocar experiências e práticas nos diversos eixos temáticos da área de segurança da informação, tais como políticas, planos de gestão, técnicas e ferramentas de tratamento e resposta a incidentes. “Essa parceria trará benefícios para que a UFCA desenvolva de forma mais rápida e efetiva o seu sistema de segurança da informação”, afirma.

Compete à UFPE e à UFC, conjuntamente, gerenciar a Rede Workolab, já UFRN será responsável pela criação e gestão de um espaço denominado “ColabWiki”que irá armazenar documentos compartilhados entre as participantes do Acordo. As instituições estabelecem ainda o compromisso de compartilhar documentos e comunicar ocorrências de incidentes ou vulnerabilidade, bem como informar as demais participantes sobre soluções conhecidas para incidentes ou vulnerabilidade de Segurança da Informação e Comunicações. O acordo tem vigência de 5 anos, sendo permitida a prorrogação mediante manifestação dos envolvidos.