UFCA realiza roda de conversa com secretário da Andifes

A Reitoria Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, nesta terça-feira (13), para uma roda de conversa, o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno.

O evento, realizado no Auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte da UFCA, contou com a presença de servidores docentes, técnicos administrativos e estudantes da instituição. Gustavo Balduíno, que exerce há mais de 20 anos a função de secretário executivo da Andifes, falou sobre a associação, as universidades federais e o cenário de políticas públicas para as universidades na conjuntura pós-eleitoral no Brasil.

De acordo com Gustavo, a Andifes participou de aprovação de políticas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), o Fundo Social do Pré-Sal, a Lei de Cotas, o Marco Legal da Ciência e Tecnologia e outras. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) também foi uma proposta enviada pela Andifes, com o objetivo de ampliar o acesso e permanência na educação do ensino superior público. Mesmo diante do cenário de dificuldades orçamentárias, o programa obteve sucesso na expansão e ampliou as vagas nas universidades federais. Essa expansão aumentou também o número de professores e de professores doutores, refletindo ainda no crescimento das pós-graduações no Brasil, bem como em toda a produção científica e de pesquisa.

Após explanar sobre essas ações, Balduíno refletiu sobre o impacto do processo de interiorização e mudanças proporcionadas pelas universidades em comunidades do interior: “O número dos alunos dobrou nos últimos 15 anos. Esse feito brasileiro não pode ser comparado com o de nenhum outro local no mundo”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário, a interiorização contribui para a redução das assimetrias regionais.

Balduíno comentou também o processo eleitoral recentemente ocorrido no país e o momento político que se desenha atualmente. “A configuração de uma pauta conservadora e de fragmentação partidária é ruim para o país, independente da posição ideológica”, afirmou.

Sobre a visão que o novo governo vem demonstrando ter sobre as universidades públicas, o convidado afirmou que isso vem de desconhecimento das conquistas dessas instituições: “Muita coisa foi dita e se criou um conceito equivocado. É necessário que, nesse momento, as universidades atuem politicamente a partir da legitimidade e do papel social que têm junto às comunidades”. Por fim, Gustavo defendeu que o espaço da universidade pública deve ser um lugar plural de respeito ao direito de divergência e à defesa da democracia: “As universidades devem exercer a crítica tolerante e democraticamente, mostrando que é um ambiente plural, esse é o papel mais importante das universidades no momento atual”, concluiu.

Encerrando a atividade a comunidade interagiu no debate com o Reitor e o convidado.

Andifes

Criada em 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com associações de professores e técnicos-administrativos, com estudantes e ainda com a sociedade em geral.