UFCA – Universidades do NE firmam parceria com instituição japonesa em Recife

No último dia 24, a “Conferência Internacional das Universidades Federais do Nordeste e da Universidade Soka do Japão: o Ensino Superior em prol do bem-estar da Humanidade” reuniu, em Recife, os gestores das dezoito Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no Nordeste do Brasil e também o Reitor da Universidade Soka, professor Yoshihisa Baba.

A instituição oriental, com sede na capital japonesa, Tóquio, é considerada um Centro Global de Educação Humanística. A Universidade Soka é vinculada à Sokka Gakkai, instituição criada pelo professor japonês Tsunessaburo Makiguti, em 1930, que se tornou um movimento popular no Japão. A entidade mantém ainda a Soka Gakkai International (SGI): uma rede neo-budista não governamental presente em 192 países e territórios, entre eles, o Brasil.

Os Reitores se reuniram no Salão Nobre do campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além dos gestores, o evento contou com a presença da comunidade acadêmica das instituições, bem como de autoridades brasileiras e representantes da Universidade Soka. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi representada pelo Reitor, Ricardo Ness, pela Vice-Reitora, Laura Hévila, e pela Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin.

Na ocasião, foi assinado um convênio entre as instituições representadas, cujo objetivo será promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e populares para o desenvolvimento de tecnologias sociais capazes de reduzir a pobreza e promover a sustentabilidade.

Rede U.TecSocial

A reunião entre os Reitores é fruto do empenho da Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), oficialmente implementada na ocasião e presidida pela Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz. A Rede U.TecSocial busca implementar – nos âmbitos local, regional e nacional – tecnologias sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos, 17 ao todo, estão previstos na Agenda 2030, estabelecida pela ONU em 2015 para o alcance da paz e do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

De acordo com o Reitor da UFCA, o foco do convênio será nos objetivos 4, 8, 16 e 17 da ONU, que são, respectivamente, “assegurar educação inclusiva e promover oportunidades de aprendizagem”, “promover o crescimento econômico sustentável, emprego pleno e trabalho decente”, “promover sociedades pacíficas, proporcionar o acesso à justiça e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas” e “revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

“Firmamos essa parceria para fortalecer a vocação do Nordeste para tecnologias sociais, que podem ser equipamentos e também processos. Na UFCA, temos os exemplos do Jardim Sensorial, no campus Crato, e da Rede Enactus, que confecciona diferentes tecnologias sociais em benefício de populações em vulnerabilidade, como os biodigestores”, disse Ricardo Ness. O Jardim Sensorial da UFCA foi uma das tecnologias sociais certificadas pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil TS 2019. A Enactus na instituição, por sua vez, já acumula premiações importantes, como o reconhecimento, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), do trabalho desenvolvido pelo time na UFCA.

A Vice-Reitora da UFCA, Laura Hévila, comentou sobre os encaminhamentos das instituições envolvidas após ter sido firmado o convênio com a Universidade Soka: “Os próximos passos serão categorizar os nossos projetos dentro dos ODS que a rede se propõe a dar maior ênfase. Em seguida, vamos começar as parcerias. [O convênio] é um importante momento de aproximação das Ifes do Nordeste frente a um contexto em que precisamos nos ajudar a crescer em áreas fortes dentro da região, como a de tecnologias sociais”, avalia.

Daisaku Ikeda

Também durante a conferência, foi concedido, pela UFRPE, o título de Doutor Honoris Causa ao pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta Daisaku Ikeda; que, agora, já soma 388 reconhecimentos do tipo. Além de presidir a organização budista Soka Gakkai, Ikeda é fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. Entre essas instituições está o Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam), com sede em Manaus-AM, mantido pela iniciativa japonesa. Ele foi representado, no encontro em Recife, pelo Reitor Yoshihisa Baba.

Serviço

Reitoria UFCA

Centro Multiuso de Juazeiro do Norte (Vapt-Vupt)

+55 (88) 3221.9201

reitor@ufca.edu.br