“UFCG tem tudo para ser referência nacional nas pesquisas em biomateriais”, afirma secretário do Ministério da Saúde

Carlos Gadelha visitou o CertBio na manhã desta quinta-feira

“Exemplo único no Brasil, de inovação e desenvolvimento regional; pesquisadores comprometidos com a Saúde do País e promotores de inovações tecnológicas”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ao fazer uma leitura de sua visita ao Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Biomateriais do Nordeste (CertBio) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na tarde desta quinta, dia 18.

“É bom ver o resultado, a coisa acontecendo, e perceber que a UFCG tem tudo para ser referência nacional nas pesquisas em biomateriais”, ressaltou, afirmando que o CertBio comprova o quanto é importante investir no futuro e na tecnologia, especialmente, com o foco no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde.

Para o secretário, é necessário mudar a forma de observar a Saúde. “É preciso colocar outro óculos, vê-la de outra forma, não apenas como serviço e direito do cidadão, mas como objetivo estratégico de desenvolvimento do conhecimento e de produtos”, destacou, afirmando que essa área, agregando cerca de 40% da sociedade de conhecimento, produz mais que agropecuária no Brasil.

O reitor Edilson Amorim falou do quanto era importante receber a visita do secretário, pelo reconhecimento às pesquisas desenvolvidas e pela comprovação da potencialidade da UFCG nessa área, “o que, certamente, provocará a ampliação de ações conjuntas”. Falou também da importância da interação Estado/universidades, onde “nossos pesquisadores, laboratórios e técnicos, sejam suportes importantes para qualquer programa de governo, na saúde”.

O coordenador do CertBio, Marcus Vinicius Lia Fook, considerou a visita como um reconhecimento das ações e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores, ressaltando que o secretário – no âmbito da atual política industrial – vem ampliando e dinamizando os modelos das parcerias para o desenvolvimento produtivo, estimulando parcerias entre produtores públicos e privados de tecnologias estratégicas em saúde.

Como professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Gadelha idealizou a Teoria do Complexo industrial de Saúde, que constitui, atualmente, o principal modelo de articulação inter e intrainstitucional para promoções do desenvolvimento científico e tecnológico da saúde no Brasil.

Inaugurado no ano passado, o CertBio é vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais e foi financiado pelo Ministério da Saúde com recursos na ordem de R$ 4,5 milhões. É uma das quatro unidades de pesquisa, em todo o País, designadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de próteses de silicone no Brasil.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Trendy Indian bridal hair style
watch game of thrones online free easy to brew a batik top

Wolf Pack First Look for NEW MOON
games online This visa gives you temporary residency status

7 Great Reasons to Work in Public Relations
cheap prom dresses Leaping or flying monsters

The Fashion of the 1960s
cheap flights fashion doll market shares at the end of June 2014

How to Remove Wrinkles From Skin
onlinegames fashion marketing and fashion buying come into play

Miami Fashion Film Festival is a first
jeu gratuit Provided those humans are a female teacher and male student

Trendy Gucci sneakers Gucci Shoes
miniclip Wear one on your head

Girls Just Want to Express Themselves
cool math end suitable factor 3 to do with 3