UFCSPA – Universidade já conferiu grau antecipado a 66 profissionais de saúde

Familiares, amigos e colegas dos formandos acompanharam a transmissão no canal da UFCSPA

A UFCSPA realizou em cerimônia virtual nesta terça-feira, 4, a formatura antecipada de quatro alunos do curso de Farmácia. A colação de grau foi conduzida pela reitora Lucia Pellanda acompanhada da coordenadora do curso de Farmácia, Carine Blatt, e do vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Tarso Pietro Bortolini. Com a formatura realizada nesta semana, a instituição já soma 66 novos profissionais de Farmácia, Fisioterapia e Medicina entregues à sociedade.

A realização da formatura foi viabilizada pela Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que permite a conclusão antecipada para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. A medida do MEC visa a reforçar as ações de combate ao novo coronavírus e tem eficácia enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para obter o grau, os discentes demonstraram ter concluído pelo menos 75% da carga horária prevista para internato médico ou estágio supervisionado.

O orador da turma, Cláudio Luís Junior, lembrou a jornada empreendida desde o primeiro dia na universidade. “Podemos definir nossa caminhada como um grande quebra-cabeça, montado ao longo da graduação. Os professores tiveram papel fundamental nesta construção, e graças a eles conseguimos nos tornar melhores pessoas, alunos e agora profissionais”, comemorou. A coordenadora Carine Blatt salientou em sua fala a importância de três conceitos que devem acompanhar a jornada profissional dos ex-estudantes: desafio, superação e gratidão. “Podem ter a certeza de que todos os nossos esforços foram no sentido de formar farmacêuticos de excelência. Temos orgulho dos profissionais que estamos entregando para a sociedade”, declarou.

Em seu discurso, a reitora Lucia Pellanda trouxe o contexto da pandemia e seu significado para a vida dos profissionais de saúde: “Não existe momento de maior aprendizado do que aquele em que somos chamados a dar o nosso melhor. Mesmo com a antecipação, temos confiança na capacidade e competência que vocês já mostraram para enfrentar os desafios”. Lucia também citou o aumento do volume de trabalho enfrentado pela comunidade universitária desde o início da pandemia. “O curso de Farmácia é um exemplo disso, com acadêmicos e professores atuando inclusive em finais de semana e feriados para produzir álcool gel e realizar pesquisas relacionadas ao coronavírus. Agradeço por todo o trabalho professores e técnicos do curso”, salientou.