Ufersa – Consciência Negra tem palestra temática

Para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra comemorado nesta terça-feira, 20 de novembro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido por meio do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Relações Etnicorraciais, Aprendizagem e saberes e o Coletivo NEGRAS irão promover uma programação alusiva a Consciência Negra. Será nos dias 28 de novembro e 01 de dezembro, respectivamente.

No dia 28 de novembro será realizado o evento “A literatura de cunho jornalístico e a consciência negra” com o autor André Bisneto que publicou pela editora Livramento, em 2018, o livro Eu, preta (Relato de seis gerações de mulheres negras). A palestra com o autor é aberta ao público e acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN, às 8h30min. Já dia 01 de dezembro serão realizadas diferentes atividades de intercâmbio entre os estudantes da Ufersa e o Quilombo Engenho na cidade de Porto Alegre. Para esta atividade, que possui número limitado de participantes, todas as vagas foram preenchidas.

O Coletivo NEGRAS, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas e a Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social se associam nesta ação educativa conjunta, com o desejo de que as práticas do racismo e da discriminação possam ser cada vez mais combatidas no âmbito da sociedade.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituindo mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo da data voltada para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. A data também faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.