Ufersa – Convênio garante cursinho pré-universitário em Angicos e Caraúbas

Aumentar o índice de aprovação dos estudantes de ensino médio na universidade, aliado ao desejo de incrementar a parceria em prol do ensino público. Com esse objetivo a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Secretaria de Estado de Educação e de Cultura assinaram Convênio de Concessão de Bolsa Monitoria. A parceria é para a prestação de ensino por meio do Cursinho Pré-Universitário Popular. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 10, pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos e pela secretária de educação do Estado, professora Betânia Leite Ramalho, em solenidade na Ufersa Angicos.

O Pré-Universitário Popular vai funcionar nas dependências da Ufersa dos Câmpus de Angicos e Caraúbas, beneficiando também estudantes concluintes do ensino médio de Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Pedro Avelino e Lajes. As aulas serão ministradas por universitários da Ufersa, sob a supervisão de professores da Instituição. No total, serão 38 bolsistas (alunos-professores), sendo 28 de Angicos e 10 de Caraúbas. O valor da bolsa a ser paga pelo Governo do Estado é de R$ 240,00. Além dos professores e das instalações físicas, a Ufersa cederá o transporte para os estudantes até os câmpus.

Na ocasião, o reitor da Ufersa, José de Arimatea, agradeceu a parceria com o Estado, bem como a disposição dos monitores que são peça fundamental nesse processo voltado para a educação inclusiva. Segundo o reitor, apenas 13% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos no Rio Grande do Norte estão cursando o ensino superior, com o agravante na região central do semiárido quando o índice cai para 3%. “Iniciativas dessa natureza, aliado a Lei das Cotas, possibilitam o ingresso de alunos da escola pública nas universidades”, afirmou. O reitor disse ainda que a partir de 2014 a metade das vagas oferecidas pela Ufersa será destinada a alunos da escola pública.

O cursinho é um projeto de extensão com o objetivo de fortalecer a formação científica para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, porta de entrada para a universidade. “O Pré-Universitário Popular é fruto de uma ação desenvolvida no Programa Conexões de Saberes que foi transformada em política de inclusão da Universidade”, frisou a vice-coordenadora do projeto, professora Rita Diana. Em 2012, esse projeto mobilizou 77 universitários da Ufersa e 450 alunos da rede pública de ensino.

A secretária de educação, Betânia Ramalho, ressaltou a importância de parcerias entre as unidades federativas voltadas para a resolução de problemas que afligem a nação, a região e os municípios. “São parcerias voltadas para uma educação com compromisso social, inclusiva e democrática”, frisou. Para a secretária, a mudança de mentalidade com relação à interiorização do ensino superior tem possibilitado maior oportunidade para o ingresso de jovens na universidade. “Um convênio pequeno, mas de valor enorme”, frisou a secretária.

O universitário José Ricardo Firmino, um dos monitores do Pré-Universitário Popular, se diz gratificado com a experiência. “É recompensador quando os alunos conquistam a vaga na Universidade”, frisou, citando exemplos de ex-alunos do cursinho que obtiveram êxito com o ingresso na universidade.

Com o desafio de aumentar o número de estudantes nativos da região na Ufersa, a diretora do Câmpus Caraúbas, professora Edna Linhares, acredita que em pouco tempo o pré-universitário popular trará resultados positivos. Resultados nesse sentido foram apresentados pelo diretor da Ufersa Angicos, professor Joselito Medeiros. Segundo ele, 70% dos alunos do Pré-Universitário Popular de Ipanguaçu conquistaram uma vaga numa universidade pública, na Ufersa, na Uern ou no IFRN.

O pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, professor Luiz Augusto Vieira Cordeiro, salientou o valor dos jovens para o desenvolvimento do país. “Temos que fazer muito para a formação e crescimento da juventude”, frisou, adiantando que a universidade pública vivencia uma nova realidade voltada para a igualdade de direitos com maiores chances para o ingresso no ensino superior.

 

How to Clean Nylon Spandex Contour Bras
watch game of thrones online free lemon and sumac

Scott found dead in her Manhattan Apartment
free games online as well as the Port of Los Angeles

Gift and get gorgeous glowing skin this holiday season
games online out went curves and frills in came long lines

Boston Painting Contractor And Best Boston House Painter
cheap bridesmaid dresses no matter what you buy

Winter Coats and Jackets for Women
cheap flights lurex glitter fishnets or knee high fishnets

Great Bear Golf Country Club Hotels
jeux plotting bloody revenge against you

Signet Jewelers’ CEO Discusses F4Q 2014 Results
kleider trendy extra provider pilgrim behaviours is awarded inc magazine’s build

Kristen Stewart Wows at Met Gala 2011 in High Fashion
ballkleider which leads directly into skinny jeans and halter tops