Ufersa participa de debate sobre Hospital da Mulher de Mossoró

Na última sexta-feira, a Assembleia Legislativa do RN, por meio de proposição da Deputada Isolda Dantas, promoveu na Câmara Municipal de Mossoró, uma audiência pública para debater a situação do Hospital da Mulher de Mossoró. Participaram do encontro os reitores da Ufersa, José de Arimatea de Matos, da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, além de representantes do Governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais de Mossoró e municípios vizinhos, além de profissionais da saúde.

Durante a audiência todos puderam debater a importância do Hospital, que está sendo construído em um terreno doado pela UERN para o Governo do Estado. Os maiores desafios levantados pelas autoridades foram a conclusão da obra e, principalmente, a gestão do hospital que deve ser compartilhada. O reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, destacou que a região oeste tem uma população de cerca de 830 mil habitantes e há muito que necessita de um hospital de referência para atendimento à mulher. “Como implantamos o curso de Medicina, há mais de 2 anos que estamos buscando um hospital e a Ufersa abraça a causa do Hospital da Mulher que também poderá ajudar na formação dos nossos discentes da Medicina”, comentou.

Quando estiver pronto, o Hospital da Mulher de Mossoró deverá atender pacientes de todos os municípios da Região Oeste e vai funcionar dentro dos padrões de atendimento que prioriza a Rede Cegonha. O Complexo Hospitalar de Atenção à Mulher terá leitos de observação do pronto-socorro, leitos de internação e de suporte para mulheres vítimas de violência. A unidade contará ainda com leitos de unidade de terapia intensiva e cuidados intermediários e unidades funcionais para Centro Obstétrico com Salas de Parto Humanizado e Salas Cirúrgicas de Obstetrícia, Cirurgias Eletivas, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal.

Em fevereiro deste ano, os Reitores da Ufersa, Arimatea Matos, e da UERN, Pedro Fernandes, participaram de um encontro com o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, para analisar, entre outros pontos, a gestão do novo Hospital da Mulher de Mossoró que deve ser entregue em meados de 2020. O Governo do Estado ainda analisa um modelo de gestão. Segundo a Secretaria de Saúde, serão 134 novos leitos que ajudarão a saúde do interior com ênfase à saúde da mulher como o próprio nome do Hospital sugere.

Na época, o secretário Cipriano pediu auxílio a Ufersa e UERN para estudar um modelo de gestão para o Hospital. Foram debatidas algumas possibilidades como solicitar essa gestão junto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH, que administra os Hospitais Universitários Federais. Os reitores explicaram que as instituições têm interesse no Hospital para campos diversos de seus cursos da área da saúde. Segundo eles, as Universidades demandam residência médica, preceptores, entre outras carências que o Hospital pode suprir.