UFERSA – Projeto Cinebiblio leva crianças para o espaço universitário

Crianças do primeiro ano do ensino fundamental menor da Escola Municipal Dom Jaime Câmara participaram nesta quarta-feira, 21, de mais uma sessão do Projeto de Extensão Cinema na Biblioteca – Cinebiblio. A exibição do filme Pinóquio aconteceu no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira, na Ufersa Mossoró. Às 14h30, será a vez dos estudantes da Escola Evangélica.

O Cinebiblio é um projeto sociocultural que tem como objetivo levar cinema a comunidade externa e acadêmica. As exibições acontecem sempre nas quartas-feiras, duas vezes por mês, sendo uma para o público infantil externo e outra para a comunidade acadêmica. Em dois anos do projeto o Cinebiblio já beneficiou mais de 400 crianças de 12 escolas públicas de Mossoró.

O Cinema na Biblioteca tem a coordenação da bibliotecária da Ufersa, Marilene Araújo, que adiantou novidades no projeto. “A partir de novembro estaremos levando o Cinebiblio para as comunidades”, afirmou. Segundo a bibliotecária uma nova edição do projeto teve aprovação no Edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lançado pela Ufersa. Inicialmente, serão contempladas escolas da Comunidade Maísa, em Mossoró e, de outros municípios como Caraúbas, Jandaíra e Patú.

Marilene Araújo ressalta a importância do projeto uma vez que proporciona em formar de lazer o primeiro contato dos estudantes com o ambiente universitários, especificamente no espaço da biblioteca. Para receber os estudantes o auditório é adaptado para a sessão de cinema e é oferecido pipoca e refrigerante. A bibliotecária também aproveitou para agradecer às escolas participantes e aos apoiadores do projeto, citando: Nonato Atacarejo, Amo Doce Bom e a Mc Donald (sorteio de voucher).