UFERSA – Projeto prepara estudantes da zona rural para ingressar na universidade

Ingressar na universidade é o desejo de muitos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. Esse sonho que para alguns é algo distante, principalmente, por morar na zona rural pode ser minimizado com o Projeto de Extensão “Vamos estudar para o Enem? Preparatório interdisciplinar para residentes em assentamentos de reforma agrária”, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A proposta é ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior no contexto de áreas de Assentamentos de Reforma Agrária e demais comunidades rurais do Município de Mossoró/RN.

O objetivo é contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem das disciplinas constitutivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação, disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ingresso nas faculdades e universidades, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São conteúdos sobre Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Química, Física, Matemática e Biologia e conhecimentos de interpretação de textos e Redação.

Através de aulões o projeto contribui com a formação de graduandos envolvidos quanto à oportunidade de praticarem e construir novos conhecimentos mediante a realização de aulas supervisionadas por professores da Ufersa, bem como para a ampliação dos conhecimentos junto aos estudantes do ensino médio em escola no campo que visam realizar Enem, promovendo aproximação da universidade da realidade sócio-espacial e educacional campesina na Região Oeste Potiguar. O projeto vem sendo desenvolvido aos sábados, na comunidade Vila Maisa, situada na zona rural de Mossoró.

Para os coordenadores do projeto, a referida ação de extensão universitária contribui para a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, junto ao desafio de explorar a curiosidade dos estudantes e incentivá-los a buscar atingir seus objetivos de ingressar em uma universidade. O projeto é resultado da Seleção do Edital nº. 01/2018 – PROEC/UFERSA de seleção pública para apoio a Programa e Projetos de Extensão no âmbito da Universidade, ficando em primeiro lugar no resultado final, no Departamento de Ciências Humanas. A coordenação do Projeto é do professor, José Erimar dos Santos, do Departamento de Ciências Humanas, e da professora, Késia Kelly Vieira de Castro, Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística.