Ufersa realiza capacitação em zoonoses e endemias

Mais de 130 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias do município de Assú participam de Curso de Capacitação em Zoonoses e Endemias Transmitidas por Vetores. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meios das Pró-reitorias de Extensão e de Graduação, e da Prefeitura de Assú. Entre os assuntos abordados no curso estão: Raiva, Calazar, Leptospirose, Doenças de Chagas, Dengue, Teníase, Toxoplasmose, entre outras. O curso foi iniciado nesta segunda-feira, 18, e será concluído hoje à tarde, 19, terça-feira. As palestras são ministradas por Residentes em Medicina Veterinária da Ufersa

O objetivo da iniciativa é oferecer informações sobre as principais enfermidades comuns entre o homem e os animais (zoonoses). “Nesse curso damos destaques àquelas de maior relevância para a realidade local e o semiárido, aumentando, desta forma, o controle e a prevenção dessas doenças”, afirmou o professor de epidemiologia e saúde pública da Ufersa, Alexandro Irís Leite. Ainda segundo o professor o curso faz parte do Projeto de Extensão: “Universidade Promotora da Saúde no Semiárido Potiguar”, o qual ele coordenada. O curso tem carga horária com 20 horas, sendo 16 horas de aulas expositivas e 04 horas para a realização de atividades complementares.

Para o professor Alexandro Leite as mudanças no comportamento social e demográfico da população, bem como as alterações ambientais tem influenciado de forma marcante na interface homem-animal, favorecendo ao aparecimento e/ou ressurgimento de enfermidades como as zoonoses e endemias transmitidas por vetores que representam um desafio a saúde pública. “A formação e a capacitação para o reconhecimento e o controle destas doenças se reveste de maior importância, pois permitem as ações de promoção e vigilância para se evitar a ocorrência e disseminação dessas doenças”, justifica o professor.