UFES – Estudos com frutos são destaque em evento no Chile

Os estudos realizados por pesquisadores da Ufes com frutos como jabuticaba (Myrciaria cauliflora), jussara (Euterpe edulis) e jambolão (Syzygium cumini) serão destaque do Simpósio Internacional Frunam: Beneficios Saludables de Frutos Nativos Americanos, que será realizado entre os dias 25 e 26 de outubro no Instituto de Nutrición y Tecnología de los Alimentos, da Universidad de Chile.

Os trabalhos serão apresentados pelo professor e pesquisador do Departamento de Farmácia e Nutrição e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus de Alegre, André Gustavo Vasconcelos Costa.

A palestra do professor abordará o tema Berries nativas de Brasil: fuente de salud (Bagas nativas do Brasil: fonte de saúde). Baga é um termo botânico que define um fruto pequeno, carnoso, com muitas sementes no interior.

Descobertas

O professor destaca que o grupo de pesquisa, formado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, desenvolve estudos com frutos desde 2012, resultando em diversas dissertações mestrado, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

“O Brasil produz um grande número de espécies nativas e exóticas de frutos de grande interesse para a saúde e para a indústria de alimentos, devido aos valores nutricionais e terapêuticos que possuem. Nos últimos anos, em estudos financiados pelo CNPq, trabalhamos com jabuticaba, jussara e jambolão. Os dados em modelos animais indicam, por exemplo, que esses frutos são eficazes no aumento da atividade antioxidante sérica (no sangue). Esses frutos são pouco explorados comercialmente e podem ser fontes alimentares interessantes para serem incluídas na dieta da população”, indica.

André Costa informa ainda que o grupo de pesquisa trabalha com duas linhas de estudo sobre estes frutos: Avaliação do efeito da fruta e seus compostos bioativos sobre doenças crônicas não transmissíveis, em modelos animais; e Aplicação de extratos de frutas para melhoria da qualidade nutricional no desenvolvimento de novos produtos.

Além de ser realizado na Universidad de Chile, o simpósio também será reproduzido na Universidad de Talca, também no Chile.

A programação completa do evento está disponível no site http://www.simposiofrunam.cl/