Ufes lança aplicativo educativo sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

A campanha “Ufes e você contra o mosquito”lançou nesta terça-feira, 5, na sala das sessões dos Conselhos Superiores da Universidade, a primeira versão do Aplicativo Educativo Aedes Zero para celular, que orienta o usuário quanto ao controle dos focos e emite alertas sobre a rotina do combate ao mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), coordenado pelos professores do Departamento de Desenho Industrial Hugo Cristo e Ana Claudia Berwanger, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão.

“Essa primeira versão é destinada aos estudantes do ensino médio, envolvendo linguagens próprias para essa faixa etária. Em breve, teremos o aplicativo destinado ao público infantil e universitário”, explica o professor Hugo Cristo Sant’anna. A ferramenta está disponível na loja de aplicativos do Google, gratuitamente, para download em celulares que usam o sistema Android.

Alerta

A pró-reitora de Extensão e infectologista, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, destaca que a ferramenta é mais uma ação que irá auxiliar no combate ao mosquito. “O objetivo do aplicativo é orientar os estudantes do ensino médio a respeito do ciclo de vida do mosquito e o seu controle. É por isso que, dentre os seus ícones, existe um que alerta o usuário a respeito dos hábitos diários de prevenção, tais como limpar os vasos das plantas, verificar se a tampa da caixa-d’água está fechada ou verificar se tem água acumulada em algum vasilhame, por exemplo. Será o usuário quem irá determinar a frequência dos alertas”, ressalta.

A vice-reitora Ethel Maciel destaca que “a Universidade decidiu por fazer uma campanha contra o mosquito, isto é, contra o vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa mudança conceitual nomeia, então, a campanha da Ufes e também o aplicativo. Com mais essa ação, a Universidade cumpre seu papel educacional com a comunidade externa”.