UFES participa de evento promovido por universidade inglesa

A Ufes participará de duas mesas de debate on-line durante a semana de discussão sobre Educação no mundo, promovida pela Universidade de Coventry, na Inglaterra. O evento, cujo título é Reconstruindo a educação através de uma lente global, ocorre de 2 a 6 de novembro e é organizado pelo centro de pesquisa Global Learning: Education and Attainment. O acesso às discussões é gratuito e os interessados devem se inscrever no por meio deste link, que concentra as informações sobre a programação e as transmissões. Todas as apresentações serão em inglês.

No dia 2 de novembro, às 9h30 (horário de Brasília), a discussão Como a pandemia da COVID-19 afetou o ensino: uma perspectiva global terá a participação da professora Kyria Finardi, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Em 5 de novembro, às 7 horas (horário de Brasília), a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) Maria Lúcia Garcia e as docentes do PPGE Kyria Finardi e Tania Delboni conversarão sobre as questões estratégicas na internacionalização do desenvolvimento de pesquisadores e ofertas de vagas de doutorado visando reforçar a cooperação entre o Brasil e o Reino Unido. Maria Lúcia Garcia coordena a parceria entre a Universidade de Coventry e a Ufes, que existe desde 2014.

Internacionalização

A parceria, que envolvia inicialmente o PPGPS, foi ampliada em 2018, com a implantação do Programa Institucional de Internacionalização (Print) na Ufes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Print-Ufes busca ampliar a internacionalização de programas de pós-graduação (PPGs) que têm conceito 5 na Capes e tem como tema comum Meio Ambiente Urbano de Hoje e Amanhã. A parceria do PPGPS com a Universidade de Coventry foi ampliada em 2019, quando passou a envolver também o PPG em Educação, que atua conjuntamente no Print em relação ao tema Questão social – desafios contemporâneos em políticas públicas.

“Nessa colaboração, já submetemos dois artigos e estamos preparando o terceiro. Além disso, elaboramos capítulos de livros e, em reuniões entre a Coventry e a Ufes, estão sendo discutidas políticas de intercâmbio”, relata Maria Lúcia Garcia. As universidades estudam em conjunto os temas da primeira infância e da internacionalização do ensino superior. A escolha se deu por serem temas recorrentes em ambos os países onde elas estão localizadas.

Esses pontos discutidos nos encontros entre as duas instituições têm o propósito de alavancar a internacionalização da Ufes, sendo o maior deles a concessão da dupla titulação. De acordo com a coordenadora da parceria, o plano é que os alunos da Ufes passem um ano em Coventry e vice-versa, para cumprirem as obrigações de cada universidade e assim obterem o diploma nas duas instituições.

A Ufes e a Universidade de Coventry também conversam sobre o acompanhamento e a avaliação do processo de formação com o ir e vir dos professores de ambas as universidades e a organização de workshops na Ufes, com o intuito de abordar questões relativas à vulnerabilidade social.

“A nossa vontade a longo prazo é a implantação dentro da Ufes de uma internacionalização total. A barreira do idioma é um empecilho a ser resolvido. Temos também a vontade de expandir esse projeto para outros centros”, conclui.

Texto: Mykaella Mozer (bolsista de Comunicação)

Edição: Lidia Neves e Camila Fregona