UFES – Programas de pós-graduação divulgaram novos editais de processos seletivos para ingresso em 2019

UFES – Programas de pós-graduação divulgaram novos editais de processos seletivos para ingresso em 2019

Mais programas de pós-graduação da Ufes divulgaram editais de processos seletivos, para ingresso no 1º semestre de 2019. As oportunidades agora são para os cursos de Agroquímica, no campus de Alegre, Agricultura Tropical, no campus de São Mateus, Biologia Animal, Biologia Vegetal, Gestão Pública e Matemática, no campus de Goiabeiras.

Agroquímica (mestrado)

Prosseguem até 25 de outubro as inscrições para o mestrado em Agroquímica. São ao todo 12 vagas, distribuídas por linha de pesquisa e por professor. Os interessados podem se inscrever pelos correios (via Sedex) ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAQ), no campus de  Alegre.

O público-alvo do processo seletivo são estudantes egressos e concluintes de cursos de graduação em Química, Agronomia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Zootecnia, Medicina Veterinária, Farmácia e áreas afins.

Mais informações pelo site do PPGAQ (acesse aqui), pelo telefone (28) 3552-873 e pelo e-mail ppgaqm.ufes@gmail.com.

Biologia Animal (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGBAN), do campus de Goiabeiras, em Vitória abre inscrições, a partir de 23 de outubro, para 20 vagas de mestrado e 15 de doutorado.

Os candidatos deverão se inscrever por meio de formulário eletrônico (acesse aqui) até às 23h59 do dia 7 de novembro e enviar, pelo e-mail selecao.ppgban.ufes@gmail.com, a documentação exigida, até o prazo final de inscrição. As vagas estão distribuídas entre os orientadores do programa.

Mais informações no endereço http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/ e pelo e-mail selecao.ppgban.ufes@gmail.com.

Matemática (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) está com inscrições abertas, até 16 de novembro, para seu curso de mestrado. Serão oferecidas 10 vagas para alunos regulares no 1º semestre de 2019. O candidato que não obtiver classificação dentro do número de vagas poderá ingressar como aluno especial, dependendo de seu rendimento no processo seletivo.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, na Secretaria do PPGMAT, no campus de Goiabeiras, das 8 às 13 horas, ou pelos correios (via Sedex), com data de postagem até o último dia do prazo de inscrição. O candidato tem ainda a opção de se inscrever pelo e-mail ppgmat.ufes.inscricao@gmail.com), até às 17 horas do dia 16 de novembro.

O público-alvo do processo seletivo são os egressos ou estudantes concluintes de cursos das grandes áreas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, conforme a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –CNPq (acesse aqui).

Mais informações no site do PPGMAT (clique aqui), pelo e-mail ppgmat.ufes@gmail.com ou pelo telefone (27)4009-2474.

Agricultura Tropical (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) irá abrir, de 30 de outubro a 21 de novembro, inscrições para seu curso de mestrado. Serão disponibilizadas 11 vagas. O público-alvo do processo seletivo são os egressos de cursos superiores em Engenharia Agronômica, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências Agrárias e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

A inscrição deve ser iniciada obrigatoriamente via internet e concluída na Secretaria Unificada de Pós-Graduação (Supgrad), no campus de São Mateus. Também serão aceitas inscrições por procuração e pelos correios. Nesse último caso, a documentação deverá chegar à Supgrad até 21 de novembro.

Mais informações no site do PPGAT (acesse aqui), pelos números: (27) 3312-1701/1702/1798/1637/1563 e pelo e-mail supgrad.ceunes@institucional.ufes.br .

Biologia Vegetal (mestrado e doutorado)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal divulgou edital de inscrição para seus cursos de mestrado (13 vagas) e doutorado (sete vagas). O público-alvo do Programa são estudantes egressos dos cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Florestais, Biologia Vegetal e Biotecnologia.

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail  ppgbvselecao2019@gmail.com, de 1º novembro até às 17 horas do dia 30 novembro.

Mais informações no site do Programa (acesse aqui)

Gestão Pública (mestrado profissional)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) divulgou edital com os critérios de seleção para a turma 2019/01 de seu curso de mestrado profissional. Serão disponibilizadas cinco vagas para demanda social e 26 vagas distribuídas entre os servidores dos órgãos participantes dos Acordos de Cooperação CGU/Ufes, TCE-ES/Ufes e Esesp/Ufes, de acordo com os critérios do edital.

O processo seletivo utilizará os resultados do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), realizado entre fevereiro de 2017 e setembro de 2018.

Excepcionalmente este ano, a Anpad irá realizar uma edição de seu teste em dezembro, que também será válida para a seleção do PPGGP para o 1º semestre de 2019. As inscrições para essa edição do Teste Anpad poderão ser efetuadas até 29 de outubro (clique aqui). Já as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública 2019/01 serão realizadas de 7 a 20 de janeiro de 2019. Outras informações estão disponíveis no site do PPGGP (acesse aqui).

Mais informações sobre os processos seletivos poderão ser obtidas nos editais anexados abaixo. Possíveis alterações nesses documentos e os resultados das etapas de seleção deverão ser acompanhados nos sites de cada programa de pós-graduação.

Edital – Anexo: 

edital_mestrado_em_agroquimica.pdf

edital_mestrado_em_biologia_animal.pdf

edital_doutorado_em_biologia_animal.pdf

edital_mestrado_matematica_2019_1.pdf

edital_mestrado_em_agricultura_tropical.pdf

edital_mestrado_e_doutorado_em_biologia_vegetal.pdf