UFF: Nova Friburgo oferece Curso de Férias para alunos do ensino médio

O Campus de Nova Friburgo está oferecendo, pelo terceiro ano consecutivo, um curso de férias gratuito voltado para alunos do ensino médio da região. O projeto, que teve início em 2014, foi criado pelos professores Caroline Fernandes e Vinícius Pascoal, na intenção de dar mais visibilidade à unidade, já que muitos moradores de Nova Friburgo desconhecem a existência da UFF na cidade.

A procura vem crescendo desde então e nesse ano serão disponibilizadas 158 vagas para os seguintes cursos: Biologia Celular do Câncer; Dietas da Moda vs. Reeducação Alimentar; Histopatologia; Microbiologia Aplicada; Química das Biomoléculas; Patologia Forense. As aulas serão ministradas pelos professores do Departamento de Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo e ocorrerão entre os dias 15 e 26 de agosto – período de recesso acadêmico na UFF – nos turnos da manhã e da tarde.

O público alvo são os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, com 70% das vagas reservadas para a rede pública. Também poderão se inscrever aqueles que já concluíram, mas que estão estudando em algum ensino pré-vestibular. O candidato deve preencher o formulário disponível no site www.consciencianaciencia.uff.br, anexando um documento de identificação com foto e um que comprovante estar cursando o ensino médio ou o pré-vestibular. As inscrições vão até 22 de maio.

“Para a UFF, o programa ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA, através do Curso de Férias, serve como um veículo de divulgação e popularização da ciência entre os jovens. Dessa forma, a universidade consegue se inserir e servir à população local, não retendo a sua produção de conhecimento apenas intramuros”, relatou a professora adjunta de Neurociências e Neurobiologia, Caroline Fernandes.

Para os estudantes de ensino médio, é uma oportunidade para conhecer a instituição e o seu funcionamento. Além disso, é importante para sanar algumas dúvidas em relação à escolha da carreira profissional e obterem conhecimento sobre os cursos oferecidos no campus.

Até o momento, três alunos que fizeram o Curso de Férias em 2015 foram aprovados pelo Enem em 2016 para ingresso no curso de Fonoaudiologia e Biomedicina da UFF de Nova Friburgo. Outros dois participantes da mesma edição do curso, estão desenvolvendo atividades de Iniciação à Pesquisa Júnior, no Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica do campus.

Ao final, os participantes ganharão um certificado contendo o nome do curso e a carga horária. A princípio, não há assistência com transporte, mas a equipe está negociando com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo o deslocamento gratuito dos estudantes inscritos através das linhas de ônibus municipais nos dias do projeto.