UFFS busca cooperação internacional para manutenção de cursos em regime de alternância

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em parceria com a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), do Paraná, e com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), do Rio Grande do Sul, realizaram a entrega à Brot für die Welt (Pão para o Mundo) de dois pré-projetos de cooperação internacional. A entrega foi realizada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, ao Coordenador de projetos para a América Latina, Luciano Wolff, em Berlim, na Alemanha.

A Pão para o Mundo – serviço de apoio ao desenvolvimento – é ligada à igreja Luterana e trabalha em prol da justiça em nível global.

Os projetos apresentados pela UFFS e parceiros objetivam a cooperação internacional para manutenção dos cursos de Educação do Campo, mantidos pela Instituição nos campi Laranjeiras do Sul, no Paraná, e em Erechim, no Rio Grande Sul. De acordo com o vice-reitor, essa demanda se dá em decorrência do cenário de restrições orçamentárias imposto pelo Governo Federal. “Receberemos recurso para manutenção de transporte, alojamento e alimentação dos alunos dos cursos até o mês de julho de 2018. 

A UFFS está comprometida com a manutenção desses cursos por reconhecer o papel fundamental que eles têm nas populações mais vulneráveis e é por isso que estamos buscando essa parceria”, aponta.

A professora Liria Andrioli, de Laranjeiras do Sul, explica que a Pão para o Mundo tem, historicamente, apoiado projetos internacionais no Brasil para minimizar desigualdades sociais e econômicas. “Eles têm acompanhado a constituição da UFFS desde o seu início, tendo em vista o caráter popular e de inclusão assumido pela Universidade. No ano de 2015, uma comitiva alemã de diversos movimentos sociais e organizações, inclusive da Pão para o Mundo, esteve no Campus Laranjeiras do Sul conhecendo a Instituição e sinalizando cooperações futuras. No ano de 2017, professores do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural fizeram uma troca de experiências na Alemanha. Aliado a isso, o vice-reitor da UFFS foi bolsista de Doutorado naquela instituição, o que também nos aproxima”, conta.

Liria também comenta que a UFFS apresentou dois projetos à Pão para o Mundo através de instituições que já são parceiras. “O projeto é encaminhado pela Asessoar e pelo CAPA, uma já conveniada à UFFS e outra em fase de convênio, já que são instituições parceiras da Pão para o Mundo. Os projetos preveem que a administração financeira e recebimento de recursos será toda pelas entidades que manterão os cursos em regime de alternância: custos de alimentação, transporte e estadia. A UFFS entraria na cooperação com a oferta do curso, professores, laboratórios e biblioteca. É preciso que seja nesse formato tendo em vista que as entidades alemãs não podem repassar recursos diretamente para órgãos do governo federal, como é o caso da UFFS”, detalha.

O vice-reitor comenta que agora é preciso delinear alguns aspectos dos projetos apresentados. “A Pão para o Mundo começa a analisar a nossa proposta com perspectiva para apoiar em 2019. Durante os próximos meses estaremos complementando as informações que faltam e definir institucionalmente a melhor forma de encaminhar: na forma de projeto para estudantes bolsistas ou de fortalecimento dessas organizações. Nesse período tanto o CAPA quanto a Assessoar também estão tratando da renovação dos seus projetos com aquela organização.”