UFFS – Campus Erechim: aprovada criação de Empresa Júnior voltada a soluções ambientais

Em sessão no final do mês de fevereiro, a Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Cultura do Conselho Universitário da UFFS aprovou a criação da Empresa Júnior EngTech Jr. – Soluções Ambientais. O projeto de criação está vinculado ao curso de Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Erechim.

A empresa júnior, conforme sua definição, constitui-se na união de estudantes de graduação, oficializada através de uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes experiências profissionais, ainda no ambiente acadêmico, relacionando teoria e prática.

Estão envolvidos mais diretamente no projeto os estudantes e docentes do curso de Engenharia Ambiental. Também participam a Direção e a Coordenação Acadêmica do Campus, além do coordenador Adjunto de Extensão e Cultura. De acordo com a docente Débora Regina Schneider Locatelli, uma das organizadoras do projeto, “a empresa júnior é gerida exclusivamente pelos estudantes, os quais possuem um professor tutor que pode auxiliar em questões administrativas e legais junto à UFFS e um professor orientador em cada atividade que a empresa executar. Neste caso, os alunos podem participar em funções como na diretoria da empresa ou em projetos específicos”.

Dentre os projetos em que a Empresa Júnior EngTech Jr. – Soluções Ambientais atuará estão os vinculados a projetos tecnológicos de controle da poluição no ar, na água, no solo e nos ecossistemas, elaboração de estudos e relatórios, prevenção ou remediação de impactos ambientais. “O objetivo das atividades a serem desenvolvidas não é proporcionar a competição com profissionais egressos do curso, mas sim trabalhar em conjunto com demandas do mercado regional, auxiliando profissionais de órgãos públicos e privados. Neste caso, sendo necessário, será oportunizada a atuação de alunos egressos do curso, para atuarem como responsáveis técnicos”, explica Débora.

O despertar do empreendedorismo ainda no ambiente acadêmico é um dos fatores que são levados em conta para criação de empresas desta modalidade. “Além do contato com o mercado de trabalho, a participação em atividades de diretoria ou de execução de projetos já oportuniza experiência profissional e o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos, bem como o contato direto com profissionais da área. A experiência neste tipo de atuação agrega no currículo do acadêmico, o qual passa a ter destaque em sua formação”, entende Locatelli.

Os estudantes envolvidos na criação da empresa júnior estão entusiasmados com os ganhos que a iniciativa poderá agregar. Conforme a estudante Camilla Dalla Rosa, da comissão de implantação, a ideia ocorreu a partir de uma série de demandas externas por projetos na área ambiental. “Como a única forma de atender a essas demandas seria através da criação de uma empresa júnior, um grupo de estudantes do curso formou uma comissão que passou a buscar informações sobre os trâmites legais para a criação da empresa”, diz Camilla.

Já o estudante Lujan Rafael Rezende, também membro da comissão de implantação, acredita que os ganhos em participar da iniciativa são consideráveis, entre eles “a noção de inserção no mercado de trabalho, de como funcionam os trâmites burocráticos para criação de uma empresa, de como fazer um projeto e orçá-lo da forma correta, e também de como tratar adequadamente o cliente”.

A partir de agora os envolvidos na criação da Empresa Júnior EngTech Jr. – Soluções Ambientais passam aos passos necessários para formalizar o projeto. O primeiro deles é a realização da assembleia de constituição, com o registro dos associados e a aprovação do Estatuto. Também é necessário encaminhar o registro da empresa no Cartório e a constituição do CNPJ.

A empresa júnior vai funcionar no Seminário Nossa Senhora de Fátima, rua Dom João Hoffmann, 313, bairro Fátima, Erechim.

Contatos já podem ser feitos pelo email: engtechjr@gmail.com.

ASCOM – Universidade Federal da Fronteira Sul